-->

O Rio Jaguaribe apresenta sinais de degradação em vários trechos

No centro Sul a partir do Iguatu e Icó, se verifica ações que visa a revitalização dos mananciais.

No mês em que se discute com maior intensidade ações de preservação do meio ambiente, dois projetos destacam­-se na região Centro ­Sul do Ceará. Nesta cidade, o "Cidadania é Ação" chama a atenção dos moradores contra a degradação do Rio Jaguaribe e quer apoio para ações efetivas de replantio da mata ciliar e limpeza.
Na cidade de Icó, ações de retirada de entulho e lixo avançam com bons resultados. Os cursos dos rios Jaguaribe e Salgado, nos trechos urbanos em Iguatu e Icó, apresentam problemas comuns: degradação, acúmulo de entulho, lixo e de dejetos. A falta de saneamento básico faz com que diariamente esses dois rios recebam esgoto sem tratamento, oriundo das casas, lojas e até de fábricas. Nas duas áreas, a ausência de mata ciliar é visível.(Foto: Honório Barbosa) 

                           
                  
  
Com o objetivo de chamar a atenção das autoridades e dos moradores para a degradação
do Rio Jaguaribe, o projeto "Cidadania é Ação" promove caminhadas ecológicas, participa de sessões na Câmara Municipal de Vereadores e de ações em escolas públicas e privadas. No domingo anterior, dezenas de estudantes fizeram uma trilha e coletaram garrafas PET, latas e outros materiais jogados na margem esquerda do Jaguaribe.
"É preciso à união de toda a sociedade local para uma ação firme em defesa do Rio Jaguaribe, o conhecido Rio das Onças, que está degradado e abandonado", frisou Cícero Correia Lima (Neto Braga), coordenador do projeto "Cidadania é Ação". "Nós estamos mobilizados para o replantio de mata ciliar, limpeza de suas margens e implantação de trilhas ecológicas e de um viveiro de mudas nativas".
Apesar de ter realizado duas trilhas ecológicas, de participar de sessões no legislativo municipal e de projetos em defesa do meio ambiente promovidos por estabelecimentos de ensino, Neto Braga mostra que é necessária uma ação concreta. "Iguatu precisa sair do discurso para ir para a prática em defesa do Rio Jaguaribe", frisou. "Nós sonhamos com a implantação de um horto e de um barracão ecológico, na margem esquerda, próximo ao Bugi, revitalizando a área e criando um espaço de lazer".
O projeto “Cidadania é Ação” desenvolve trabalho social, esportivo e de cunho religioso. Recentemente, obteve apoio da Prefeitura e reativou a quadra de esportes Veridiano Radamés Lima, onde passou a funcionar a Escolinha de Futsal River Playt. Atende a 200 crianças e adolescentes com treinos e torneios, sob a coordenação do professor Antônio Paulino. O pastor José Arimateia Oliveira, da Igreja Mipa, arrecada donativos para doação de cestas básicas e faz trabalho de evangelização para evitar que jovens evitem o consumo de álcool e de drogas. Na cidade de Icó, desde fevereiro passado, um mutirão está em andamento com o objetivo de fazer a limpeza nas áreas que margeiam o curso do Rio Salgado. A iniciativa é da Associação Amigos do Rio Salgado, com apoio de outras instituições e da Prefeitura. Além da remoção do entulho e do lixo, houve distribuição de panfletos, orientação aos moradores para que não despejem resto de material de construção e dejetos nas margens do rio. Elogio "A campanha de limpeza e de conscientização às famílias vai continuar", disse Antônio Almeida, da Associação do Rio Salgado.
O chefe do escritório regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Fábio Bandeira, elogiou o trabalho realizado em Icó. "Esperamos que tenha continuidade, que a população não jogue mais lixo e entulho nas margens do rio", frisou. "O exemplo de Icó também deveria se repetir em Iguatu". O Rio Salgado é um dos principais afluentes do Rio Jaguaribe. Nasce na região do Cariri e banha 23 municípios. O Rio Salgado será o principal canal de escoamento no Ceará das águas oriundas da transposição do Rio São Francisco. O professor João José Anselmo dos Santos, agrônomo, e coordenador do Centro de Vocação Tecnológica (CVT) local, acompanha, desde 2008, os agravos da situação de degradação do Rio Salgado, a partir de expedições documentadas em fotos e relatórios técnicos. As providências concretas em defesa do Rio Salgado adotadas Recentemente tiveram origem no esforço do professor Anselmo, que começou, há mais de oito anos, a realização das trilhas ecológicas.
Enquete Como você encara a degradação do Rio Jaguaribe? “A nossa preocupação é com o avanço da degradação do Rio Jaguaribe, destruição de barreiras, matas e acúmulo de lixo nas proximidades da cidade de Iguatu”.
“Ações concretas precisam ser realizadas” Antônio Paulino Treinador de futsal "O Rio Jaguaribe tinha matas, água limpa, as pessoas tomavam banho e não havia esgoto e lixo”. Agora sofre agressão diariamente. É triste ver o que o homem faz degradando o meio ambiente, afetando as gerações futuras" Moisés Alves Estudante "Elaboramos um projeto que prevê implantação de trilha e barracão ecológico a partir da limpeza das margens do rio Jaguaribe, que está muito agredido. Sem um esforço coletivo não podemos avançar muito" Cícero Correia Lima Coordenador do Projeto Cidadania é Ação.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato