No centro Sul a partir do Iguatu e Icó, se verifica ações que visa a revitalização dos mananciais.
No mês em que se discute com maior intensidade ações de preservação do meio ambiente, dois projetos destacam-se na região Centro Sul do Ceará. Nesta cidade, o "Cidadania é Ação" chama a atenção dos moradores contra a degradação do Rio Jaguaribe e quer apoio para ações efetivas de replantio da mata ciliar e limpeza.
Na cidade de Icó, ações de retirada de entulho e lixo avançam com bons resultados. Os cursos dos rios Jaguaribe e Salgado, nos trechos urbanos em Iguatu e Icó, apresentam problemas comuns: degradação, acúmulo de entulho, lixo e de dejetos. A falta de saneamento básico faz com que diariamente esses dois rios recebam esgoto sem tratamento, oriundo das casas, lojas e até de fábricas. Nas duas áreas, a ausência de mata ciliar é visível.(Foto: Honório Barbosa)
Com o objetivo de chamar a atenção das autoridades e dos moradores para a degradação
do Rio Jaguaribe, o projeto "Cidadania é Ação" promove caminhadas ecológicas, participa de sessões na Câmara Municipal de Vereadores e de ações em escolas públicas e privadas. No domingo anterior, dezenas de estudantes fizeram uma trilha e coletaram garrafas PET, latas e outros materiais jogados na margem esquerda do Jaguaribe.
"É preciso à união de toda a sociedade local para uma ação firme em defesa do Rio Jaguaribe, o conhecido Rio das Onças, que está degradado e abandonado", frisou Cícero Correia Lima (Neto Braga), coordenador do projeto "Cidadania é Ação". "Nós estamos mobilizados para o replantio de mata ciliar, limpeza de suas margens e implantação de trilhas ecológicas e de um viveiro de mudas nativas".
Apesar de ter realizado duas trilhas ecológicas, de participar de sessões no legislativo municipal e de projetos em defesa do meio ambiente promovidos por estabelecimentos de ensino, Neto Braga mostra que é necessária uma ação concreta. "Iguatu precisa sair do discurso para ir para a prática em defesa do Rio Jaguaribe", frisou. "Nós sonhamos com a implantação de um horto e de um barracão ecológico, na margem esquerda, próximo ao Bugi, revitalizando a área e criando um espaço de lazer".
O projeto “Cidadania é Ação” desenvolve trabalho social, esportivo e de cunho religioso. Recentemente, obteve apoio da Prefeitura e reativou a quadra de esportes Veridiano Radamés Lima, onde passou a funcionar a Escolinha de Futsal River Playt. Atende a 200 crianças e adolescentes com treinos e torneios, sob a coordenação do professor Antônio Paulino. O pastor José Arimateia Oliveira, da Igreja Mipa, arrecada donativos para doação de cestas básicas e faz trabalho de evangelização para evitar que jovens evitem o consumo de álcool e de drogas. Na cidade de Icó, desde fevereiro passado, um mutirão está em andamento com o objetivo de fazer a limpeza nas áreas que margeiam o curso do Rio Salgado. A iniciativa é da Associação Amigos do Rio Salgado, com apoio de outras instituições e da Prefeitura. Além da remoção do entulho e do lixo, houve distribuição de panfletos, orientação aos moradores para que não despejem resto de material de construção e dejetos nas margens do rio. Elogio "A campanha de limpeza e de conscientização às famílias vai continuar", disse Antônio Almeida, da Associação do Rio Salgado.
O chefe do escritório regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Fábio Bandeira, elogiou o trabalho realizado em Icó. "Esperamos que tenha continuidade, que a população não jogue mais lixo e entulho nas margens do rio", frisou. "O exemplo de Icó também deveria se repetir em Iguatu". O Rio Salgado é um dos principais afluentes do Rio Jaguaribe. Nasce na região do Cariri e banha 23 municípios. O Rio Salgado será o principal canal de escoamento no Ceará das águas oriundas da transposição do Rio São Francisco. O professor João José Anselmo dos Santos, agrônomo, e coordenador do Centro de Vocação Tecnológica (CVT) local, acompanha, desde 2008, os agravos da situação de degradação do Rio Salgado, a partir de expedições documentadas em fotos e relatórios técnicos. As providências concretas em defesa do Rio Salgado adotadas Recentemente tiveram origem no esforço do professor Anselmo, que começou, há mais de oito anos, a realização das trilhas ecológicas.
Enquete Como você encara a degradação do Rio Jaguaribe? “A nossa preocupação é com o avanço da degradação do Rio Jaguaribe, destruição de barreiras, matas e acúmulo de lixo nas proximidades da cidade de Iguatu”.
“Ações concretas precisam ser realizadas” Antônio Paulino Treinador de futsal "O Rio Jaguaribe tinha matas, água limpa, as pessoas tomavam banho e não havia esgoto e lixo”. Agora sofre agressão diariamente. É triste ver o que o homem faz degradando o meio ambiente, afetando as gerações futuras" Moisés Alves Estudante "Elaboramos um projeto que prevê implantação de trilha e barracão ecológico a partir da limpeza das margens do rio Jaguaribe, que está muito agredido. Sem um esforço coletivo não podemos avançar muito" Cícero Correia Lima Coordenador do Projeto Cidadania é Ação.
Itens relacionados:
REGIONAL