-->

Moradores do Bairro Pedra Cal continuam abandonados, a mercê da sorte em morada nova

'A gente brinca de bola, mas, é assim dentro das pedras quebrando os dedos, arrancando as unhas' declarou Elisian Almeida


O retrato do abandono tem sido a principal marca na gestão de Morada Nova, essa dura realidade está disseminado por toda cidade. Com imagens do repórter cinegrafista Níbio Lopes, quase três anos depois, voltamos ao Bairro Alto do Pedra e Cal, para nossa surpresa tudo continua igualzinho como há décadas, a única diferença é que as pessoas estão envelhecendo, porém, seus descendentes se mantém no mesmo sofrimento, lembrados apenas em períodos eleitorais.
  
Nada ou quase nada dos direitos garantidos pela constituição chega para reduzir a pressão social das mais de 50 famílias, são aproximadamente 200 pessoas que vivem amontoadas entregues a própria sorte, compondo assim as fileiras do exército de invisíveis desse país.
“Promessa, muita promessa, mas, ação nada, da última vez (em referência a última eleição), prometero estrada, banheiro, num lembro mais não, mas, foi muita promessa” declarou Ana, moradora há mais de sete anos no bairro. A mesma acrescentou que tem problemas de saúde e quando adoece, “As pessoa vão mim rebocando lá pra baxo, porque num tem estrada”.
“Eles dizia assim, que ia mandar passar a máquina nas estrada que é pra ficar melhor, se alguma pessoa tivesse doente pra subir e levar pro hospital, disse que ia passa num canto pra nois jogar, isso foi há três anos, a gente brinca de bola, mas, é assim dento das peda quebrando os dedo, arrancando as unha”  declarou Elisian Almeida que nasceu no local.
“Eu não continuo esperançoso porque a esperança nossa aqui já acabou, faz muitos anos que só tem prometimento, eles quere abrir a estrada, mas, num quere indenizar as pessoa, mandaro eu fazer, eu num sou doido de ir invadir propiedade de ninguém sem ser indenizada né”? Esclareceu um dos lideres da comunidade. “Aqui quando adoece uma pessoa tem que descer nos braço, porque não tem condição de subir um carro até aqui, pelo visto essa entrada num sai mais não” ,declarou com ar de decepção o Líder.

Por: Marfreitas
Fonte: TV Jaguar 

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato