-->

Audiência pública em Tabuleiro discutiu responsabilidade pela iluminação pública da cidade



A mesma atendeu ao requerimento dos vereadores Francisco Feitosa Guimarães e Lindalva Batista Linhares


Atendendo ao requerimento 035/2014 de autoria dos vereadores Francisco Feitosa Guimarães (Irmão Chicão) e Lindalva Batista Linhares, a câmara de vereadores de Tabuleiro do Norte, realizou na tarde da quarta-feira, 10 de Junho, uma audiência pública com a presença dos representantes da Coelce, da Administração Municipal e da Sociedade local, para discutir o problema da deficiência na iluminação pública do município.

  
Com a palavra, o vereador Francisco Feitosa destacou que a reclamação do auto valor cobrado nas taxas de iluminação pública, é unânime entre os consumidores, lembrando ele, que e o cidadão fica perdido sem saber a quem reclamar, devido a incerteza de quem é a real responsabilidade por esse serviço. O vereador sugeriu que uma comissão fosse formada para estudar sobre valores arrecadados, os custos pelo serviço para uma nova discursão.
O vereador Edicelio Targino, pediu esclarecimento da metodologia usada pela Coelce para calcular a taxa de iluminação pública. Marcos Aurélio lamentou a ausência da população na audiência e observou “É mais uma audiência que não via dar em nada, Pedro Ferreira (Tona)”. Destacou que existem comunidades que não tem sequer um poste com luminária, mas a taxa de iluminação chega todo mês. Lucieudo afirmou que a maior reclamação não e o pagamento da taxa de iluminação, mas a falta de luminárias acesas.
O diretor técnico da Coelce Roberto Rebouças, representante da empresa na audiência, frisou que a transferência da iluminação pública para as prefeituras é uma determinação da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), e que as cidades grandes já absorveram o serviço, sendo, que apenas as cidades de pequeno porte estão rejeitando o parque de iluminação pública, por considerar insuficiente para operar o sistema. .
O prefeito Marcondes Moreira, solicitou da Coelce a restauração por completo, do sistema de iluminação e preparar o município para só então, a prefeitura discutir se assumirá o serviço em questão.
Marcondes afirmou que ainda não assinou nenhum documento, em que afirme que o município assumiu o acervo da Coelce, portanto, não pode ser considerado responsável legal por nada de iluminação pública. e que só vai se posicionar,depois que for votado no Senado Federal, um projeto de lei que pede a revogação dessa determinação da ANEEL.
Também se pronunciaram o Chefe de Gabinete da Prefeitura Bruno Freitas, o Controlador Geral do Município, Sr. Dedé Jerônimo e vários populares presentes no recito da câmara de vereadores, que relataram os problemas vividos pelas comunidades e cobrando reposição de luminárias, e uma definição de quem é a responsabilidade pelo serviço.
Como pouco avançou as conversas na busca de solução dos problemas de escuridão vivido em toda cidade, no final da audiência, o vereador Lucieudo Sena, presidente do Parlamento Municipal, explicou a comunidade que irá marcar uma audiência com o Promotor de Justiça com a presença da Coelce e do Executivo, para que seja elaborado umTermo de Ajuste de Conduta (TAC), onde as partes sejam chamadas a resolver o problema da escuridão. Pois se o cidadão paga pela iluminação pública, os mesmos terão direito de consumir pelo serviço prestado. 

FONTE: TV Jaguar

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato