-->

ALTO SANTO: Aniversário e festa junina animam comércio

Aniversário do município e arraiá junino atraem visitantes e geram renda extra para comerciantes


Os eventos juninos neste período ajudam a alavancar a economia do município de Alto Santo
Alto Santo. Neste período do ano, as festividades e as capacitações vão movimentar este município da microrregião do Baixo Jaguaribe. Nesta quinta-feira, dia 18, começa o Arraiá Menino Deus, no Ginásio Coberto Lafayete Anselmo. O evento prossegue até o dia 21, com apresentações de quadrilhas municipais e regionais. É considerado um dos melhores festivais de quadrilha do Vale do Jaguaribe. 



O festival acontece em dois momentos. No dia 18, ocorre a disputa das quadrilhas municipais e, no período de 19 a 21, a etapa regional, com a participação dos brincantes do Ceará.

Segundo o presidente da CDL de Alto Santo, Juvenal Rabelo, o comércio fica bastante aquecido no período. Defronte ao ginásio, são montadas várias barracas de comidas típicas e bebidas. Com isso, os comerciantes da região garantem uma renda extra. Já o setor têxtil e de vestuário ganham destaque devido à confecção dos trajes típicos do festival.
Rabelo lembra ainda que, no início deste mês, a festividade dos 57 anos de emancipação política de Alto Santo atraiu mais de 12 mil pessoas. O evento teve o estilo de micareta, com um trio elétrico percorrendo durante três dias toda a cidade, o que rendeu um aquecimento nas vendas do comércio, principalmente nos segmentos de vestuário, calçados e bebidas.
Outro evento que pretende movimentar o comércio de Alto Santo é a festa do padroeiro da Cidade, o Menino Deus, que acontece no mês de dezembro. Para esse período, Juvenal Rabelo antecipa que está planejando, juntamente com a diretoria e comerciantes da região, a segunda campanha "Natal premiado".
E comenta que, no ano passado, a promoção foi um sucesso. "Estamos iniciando o planejamento mais cedo para antecipar a data da campanha e assim ver o comércio aquecido por um período maior", justifica o dirigente.
Promoção
Enquanto isso, o empresário do ramo de material de construção, Waldir Bezerra, conta que, além do Natal Premiado, ele realiza promoções em seu estabelecimento comercial. "No meu segmento, as vendas tendem a melhorar no segundo semestre, pois vai chegando o fim do ano, as pessoas vão recebendo um dinheiro extra e aproveitam para reformar suas casas. A partir do mês de julho, acredito que o meu setor vai ter uma melhora", afirma otimista.
O empresário Sidnei Lopez, atuante em dois ramos de negócio de confecção e material de construção, também está se organizando para a campanha de fim de ano. "Nesse período, o retorno financeiro é muito satisfatório, pois atinge um crescimento de 30%", assegura.
Parceria
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Alto Santo, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), está realizando um ciclo de cursos na área do comércio direcionados para micro e pequenos empresários da região. A qualificação deu início neste mês e segue até novembro.
Os cursos são em seis módulos e apresentados por mês. Neste, o tema abordado é "Despertando e planejando para o associativismo". No decorrer dos meses seguintes, serão, respectivamente, "Gestão financeira na medida", "Gestão de Pessoas", "Praticando o associativismo", "Marketing e vendas", "Planejamento estratégico" e palestras sobre "Tributação na medida" e "Internet na medida".
Segundo o presidente da CDL, Juvenal Rabelo, a capacitação tem como objetivo qualificar os comerciantes do município para que possam aprimorar o atendimento no centro comercial e ampliar seus negócios. "Nós queremos qualificar a classe varejista para que juntos possamos impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade". Ainda em parceria com o Sebrae, a entidade está estudando a possibilidade de realizar uma feira direcionada ao setor de confecção. A escolha pelo setor foi devido a sua crescente atuação em Alto Santo que conta com cerca de 20 fábricas.
Confecção
"A economia de Alto Santo é baseada na indústria de confecção, com uma produção de mais de um milhão de peças por mês. Esse número cresce ainda nos três últimos meses do ano, devido à proximidade das festas natalinas e de fim de ano", acrescenta Rabelo. De acordo com os dados do Anuário do Ceará (2013/2014), a economia do município forma um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 83.943,000, resultantes do setor Serviço (63,48%), da pecuária (24,58%) e da indústria (11,59%).
O presidente da CDL de Alto Santo, Juvenal Rabelo, destaca que o município tem atualmente a sua economia baseada na indústria de confecção, mas outros segmentos também contribuem para as finanças do município, como as produções de queijo, leite, castanha de caju, mel de abelha e a indústria de cerâmica e produção de telhas.
Mais informações:
CDL de Alto Santo
Endereço: Rua Joaquim Paula Nogueira, 386 - Centro
E-mail: juvenal_rabelo@hotmail.com
FONTE /DN/

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato