Camilo Santana recebe ministro da Saúde no Abolição


O governador Camilo Santana (PT) recebeu nesta terça-feira, 5, o ministro da Saúde Artur Chioro no Palácio da Abolição onde almoçaram e conversaram rapidamente antes de se encontrarem com prefeitos do Estado em evento para discutir os meios de combate ao sarampo.

O surto de sarampo no Ceará, que chegou a atingir 34 municípios, inicia o mês de maio restrito a cinco municípios – Fortaleza, Caucaia, Horizonte, Trairi e Itaitinga. Em abril foi confirmado até o momento um único caso, ocorrido no dia 4, em Fortaleza. Há em investigação 134 casos suspeitos de sarampo em 20 municípios, todos ocorridos no mês passado. O surto é considerado encerrado após 90 dias da ocorrência do último caso confirmado. Foram confirmados em todo o Estado 803 casos de sarampo entre dezembro de 2013 e abril deste ano. Desse total, nos municípios ainda considerados em surto, Fortaleza tem 45 confirmações em 2015, Caucaia 44, Horizonte um, Trairi três e Itaitinga seis. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado na segunda-feira, 4 de maio (www.saude.ce.gov.br).

O agora ex-secretário de Saúde do Estado, Carlile Lavor, não integrou a comitiva para receber o ministro. Ele entregou nessa segunda-feira o cargo que ocupava desde o início da administração Camilo Santana (PT).