-->

Tradição da Queima do Judas é mantida no vale jaguaribano


O Judas - um boneco de tamanho humano, feito de palha ou trapos, vestido como alguém conhecido - é a grande atração do Sábado de Aleluia (dia antes da Páscoa) em distritos e bairros populares em todas as cidades do vale jaguaribano. Fabricado pelos próprios moradores, o boneco é surrado enquanto passa pelas ruas, antes de ser enforcado e queimado.
A figura simboliza a morte de Judas Iscariotes, discípulo que traiu Jesus, e geralmente no Brasil ele representa nos dias atuais alguém reprovado pelo povo. Vale ressaltar que o verdadeiro Judas não foi queimado, no entanto a queima do boneco recheado de bombas é o momento mais esperado da manifestação popular.

A tradição da Queima do Judas surgiu em comunidades católicas e ortodoxas e foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. A queima acontece em diversos países. 
redação :jornal vale em destaque

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato