"Eu simplesmente congelei quando o Iberê disse 'Limoeiro do Norte'". Essa foi a reação de Samara Rute
Fonte: Diogenilson Aquino - campus de Limoeiro do Norte.
Duas pesquisas do campus de Limoeiro do Norte foram premiadas na 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace - 2021). Ano passado, os dois estudos foram premiados com credenciais para a Febrace durante a IV Mostra Limoeirense de Projetos (Moslipro). Os trabalhos aguardam ainda o resultado final do Prêmio Votação Popular na FEBRACE 2021.
Pesquisa Extrator de óleo essencial
Com o título "Extrator de óleo essencial: um experimento de baixo custo para o ensino de química orgânica no ensino médio" (EXA206 - Sub-categoria: Química), a pesquisa, conduzida pelas discentes Samara Rute e Liciele Paula, dos cursos integrados Eletrotécnica e Química, respectivamente, sob a orientação da professora Nayara Coriolano, ficou em terceiro lugar, na categoria Ciências Exatas e da Terra, concorrendo com outros 53 projetos de todo país.
"Eu simplesmente congelei quando o Iberê disse 'Limoeiro do Norte'". Essa foi a reação de Samara Rute ao acompanhar a cerimônia de premiação da Febrace 2021. A discente confessa sentiu alívio "pois além de ter tido uma experiência incrível ao participar dessa Febrace, eu queria trazer algo a mais para o nosso IF, como uma forma de agradecimento pelo suporte que sempre nos foi oferecido. Receber esse prêmio foi uma total surpresa e uma grande felicidade, pois vi que meu esforço estava de certa forma sendo recompensado".
A estudante Liciele de Paula recebeu a notícia com muita alegria também. "Eu estava assistindo a celebração pela TV, quando o Iberê falou 'Limoeiro do Norte' parecia que meu coração tinha parado, prendi a respiração e quando disse os nossos nomes eu sai pulando e gritando pela casa".
É a segunda participação consecutiva da equipe na Febrace. Este ano, elas apresentaram uma pesquisa que desenvolveu uma metodologia de baixo custo para extração de óleos essenciais para serem aplicados nas aulas práticas de Química Orgânica, com a utilização de materiais recicláveis. Consulte aqui o resumo, vídeo e banner do trabalho.
Pesquisa Remote BioLab
O outro trabalho, com o título "Remote BioLab: desenvolvimento de um aplicativo de acesso a laboratório remoto para aulas práticas de biologia" (EXA183 - Sub-categoria: Ciência da Computação), conduzido pelos discentes Artur Rodrigues e Ricardo Costa, do curso integrado Eletrotécnica, sob a orientação do professor Luiz Gonzaga e coorientação do professor Thalyson Gomes, foi contemplado com o “Prêmio Revista InCiência”. Os integrantes receberão certificados e ainda poderão publicar o artigo referente ao projeto na revista.
A pesquisa "Remote BioLab" tem o objetivo principal de desenvolver e implementar, para uso de estudantes do IFCE, um aplicativo em um site dinâmico (MIT App Inventor) de acesso a laboratório remoto para a realização de aulas práticas em Biologia. Consulte aqui o resumo, vídeo e banner do trabalho.
Febrace
A Febrace é a maior feira do ensino médio do Brasil, se configurando como um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista brasileiro da educação básica, com a realização de uma grande mostra de projetos na Universidade de São Paulo (USP). Desde a edição do ano passado, as atividades do evento (palestras, bancas de avaliação, visitação e premiação) acontecem a distância, via internet. Este ano, a programação ocorreu no período de 15 a 27 de março, no site https://febrace.org.br/virtual/.