O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) divulgou nesta segunda-feira (12) um novo trecho do áudio de uma conversa com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a CPI da covid. Na nova parte divulgada, o presidente xinga o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e ameaça agredi-lo.
O senador foi o responsável pelo requerimento da instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), que tem como intuito apurar possíveis omissões do governo federal no combate à pandemia de coronavírus.
Em uma postagem em suas redes sociais, Randolfe disse que não vai se intimidar com a ameaça de Bolsonaro e que a “violência costuma ser uma saída para os covardes que têm muito a esconder.”
No domingo (11) Kajuru divulgou, um primeiro trecho da conversa que teve com Bolsonaro pelo telefone, que foi gravada por ele mesmo. Segundo Kajuru, ele havia avisado o presidente de que estaria gravando a ligação antes de divulgar o áudio, o presidente não se opôs.
Em uma entrevista nesta segunda, para a rádio Bandeirantes, o senador reproduziu o novo trecho do áudio mais de uma vez, na qual afirma que não participará da CPI caso a apuração seja, segundo ele, “revanchista”. Bolsonaro, então, disse:
“Mas se você não participa, daí a canalhada lá do Randolfe Rodrigues vai participar. E vai começar a encher o saco. Daí, vou ter que sair na porrada com um bosta desse.”
CPI da Covid-19
No dia 8 de abril, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Senado instale a CPI covid. Desde então, Bolsonaro e aliados do governo estão trabalhando para que a comissão apure também a atuação de governadores e prefeitos durante a pandemia.
Kajuru é favorável à inclusão de prefeitos e governadores entre os alvos da CPI. No trecho divulgado ontem, o presidente cobrou o senador que a CPI só irá investigar o governo federal e disse temer que o relatório da comissão seja “sacana.”
A violência costuma ser uma saída para os covardes que têm muito a esconder. Não irão nos intimidar! Especialmente porque sabemos que a fraqueza desse governo está em todos os âmbitos.
— Randolfe Rodrigues 🇧🇷💉🥖 (@randolfeap) April 12, 2021
Nossa única briga será pelo povo! Pela vacina e por comida na mesa!https://t.co/3uke2KpFuK