-->

Cimento Apodi e UFC desenvolvem projeto de inteligência artificial para monitoramento de produção

Cimento Apodi e UFC Russas desenvolvem novo projeto de inteligência artificial para monitorar produção em Quixeré/CE.

A Cimento Apodi e a Universidade Federal do Ceará – campus Russas – retomaram a parceria para implantação de uma plataforma inteligente de gerenciamento do sistema de forno de cimento, na fábrica localizada em Quixeré/CE, a cerca de 200km de Fortaleza.

A ideia é desenvolver, com o novo projeto, que faz uso de algoritmos de inteligência artificial, um sistema para automatizar o moinho e o forno de clínquer (matéria-prima do cimento), com o objetivo de reduzir as paradas do forno, os consumos de energia e água, além de aumentar a produtividade.

O projeto faz parte do programa “Apodi 4.0”, iniciado em 2019, que tem a finalidade de implementar processos do conceito Indústria 4.0 na produção – com investimento avaliado em R$ 230 milhões nas unidades Pecém e Quixeré até 2030. Em 2019 houve a primeira parceria com a UFC Russas, que desenvolveu um software integralmente cearense e aumentou em cerca de 10% a produção de cimento da fábrica de moagem da Apodi no Pecém, com uso de algoritmos de inteligência artificial na automação do moinho.

Para o gerente da fábrica da Apodi em Quixeré, Marco Aurélio, o projeto é uma mostra do potencial das parcerias entre a universidade e o setor produtivo. “Quebramos o paradigma do distanciamento entre academia e indústria e estamos sempre abertos a novas parcerias. Além do aumento da produtividade, o primeiro projeto na unidade Pecém possibilitou a Apodi fortalecer os laços com a UFC; robustecer nosso conhecimento sobre inteligência artificial e servir como base para esse novo sistema de inteligência artificial a ser implantado em Quixeré”, destaca.

Marco Aurélio sinaliza ainda que, quando o projeto for concluído, será possível ter muitos benefícios como a redução da energia e um melhor rendimento. “Essa redução não se dá necessariamente pelo menor consumo de combustíveis, ela pode se dar também pelo aumento da produtividade. Nossa expectativa é que uma dessas duas coisas consigam trazer o retorno deste investimento”, conclui.

Cimento Apodi e UFC desenvolvem projeto de inteligência artificial para monitoramento de produção


No projeto para a fábrica da Apodi em Quixeré, a investigação e o desenvolvimento de algoritmos envolvem oito professores-pesquisadores e alunos do Laboratório de Tecnologias Inovadoras (LTI) da UFC Russas, sob a coordenação do professor Dmontier Aragão, do curso de Engenharia da Produção. A equipe trabalha no projeto desde outubro passado e a expectativa é de que os sistemas de automação fiquem prontos em um ano e meio. “O desafio neste projeto é um pouco maior: enquanto no Pecém tínhamos um moinho que trabalhava com 60 a 90 toneladas de cimento/hora, em Quixeré temos agora um processo que pode chegar a mais de 250 toneladas/hora na moagem de matéria prima. O processo de fabricação do clínquer é bem mais complexo do que a moagem do material. A gente espera muitos bons resultados para a empresa, como a redução do consumo de matéria-prima, de energia térmica, de energia elétrica e água, além da melhoria do rendimento da produção. Esperamos também muito conhecimento e valor agregado para a universidade”, avalia o professor Dmontier Aragão.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato