Águas do São Francisco já passam pelo Icó, e podem chegar ainda hoje ao Castanhão

As águas do Velho Chico como é conhecido o valente Rio São Francisco, já corre pelo leito do Rio Salgado, passando por baixo da ponte Piquet Carneiro em Icó.

De acordo com o aplicativo que o Ministério do Desenvovimento Regional desenvolveu para acompanhar a viagem das águas, às 15h30 deste sábado, as águas do São Francisco que já passam pela cidade icoense através Rio Salgado já se encontra no Rio Jaguaribe, no qual elas entraram na madrugada de ontem.

Como esse trecho já está bem úmido pelas últimas chuvas, as águas do São Francisco correm com surpreendente velocidade, antecipando prazos e ultrapassando previsões do próprio titular da SRH, engenheiro Francisco Teixeira, que apostava, até hoje de manhã, na chegada do caudal amanhã, domingo.

Diante dessas circunstâncias, esse aguardado evento poderá acontecer antes da meia noite de hoje, 6 de março de 2021.

RIO SÃO FRANCISCO

O rio São Francisco, popularmente conhecido por Velho Chico, é um dos mais importantes cursos de água do Brasil e da América do Sul. O rio passa por cinco estados e 521 municípios, sendo sua nascente geográfica no município de Medeiros e sua nascente histórica na serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, centro-oeste de Minas Gerais.

Seu percurso atravessa os estados de Minas Gerais e da Bahia, determina ao norte a fronteira entre a Bahia e Pernambuco e constitui a divisão natural entre os estados de Sergipe e Alagoas, vindo por fim a desaguar no Oceano Atlântico. Seu comprimento medido a partir da nascente histórica é de 2 814 quilômetros, mas alcança os 2 863 quilômetros quando medido a partir da nascente geográfica.[2] Sua bacia hidrográfica tem uma área de aproximadamente 641 000 quilômetros quadrados.
Águas do São Francisco já passam pelo Icó, e podem chegar ainda hoje ao Castanhão