-->

Ceará tenta ser visitante indigesto para estragar a festa do Flamengo

O momento inspira cuidados. Independentemente de adversário, a realidade do Ceará é difícil com o clube à beira da zona de rebaixamento. E se o temor do torcedor está tão forte, a única reação possível é voltar a vencer, isso para escapar do Z-4, pelo menos, na 35ª rodada. A próxima partida: Flamengo, hoje, às 21h30, no Maracanã. Fonte diário do nordeste.

Justamente o campeão brasileiro e também da Libertadores. A equipe mais letal da América do Sul e representante do continente no Mundial de Clubes. Credenciais que o tornam favorito, mas jogam a favor do Vovô, que tem nas mãos uma oportunidade de se fechar e buscar um ponto ou tentar surpreender para sair com um triunfo épico.

A indecisão tem berço no trabalho de Adilson Batista, que costuma mexer no sistema tático entre uma partida e outra. Sem o zagueiro Luiz Otávio, suspenso, o técnico ressaltou que pode entrar em campo com um trio de defensores formado por Eduardo Brock, Valdo e Tiago Alves. Dessa forma, o time seria escalado no 3-5-2, assim como foi no último Clássico-Rei. Já se o padrão for mantido, a expectativa é o 4-2-3-1 com o meia Thiago Galhardo entre os titulares. Vale ressaltar que o volante William Oliveira, em fase de transição, e o atacante Willian Popp, por opção técnica, nem sequer viajaram com a delegação para o Rio.

"Estou super feliz com o que aprendo com Jorge Jesus. Agora é um jogo. Lembro que o Ceará foi lá no ano passado, tomou um sufoco e fez um gol no finalzinho. Futebol é isto, nós vamos marcar e neutralizar independentemente (de o Flamengo) vir com um time alternativo. Tem cobrança, festa, e nós temos os nossos objetivos. Vamos fazer um jogo digno da nossa camisa", afirmou Adilson Batista.

Formação do ataque

Para se sagrar distante do Z-4, o Alvinegro de Porangabuçu necessita de uma postura mais agressiva na reta final - restando quatro partidas para o fechamento do Brasileirão: Flamengo, Athletico/PR, Corinthians e Botafogo.

A forma de atuar passa diretamente pela montagem do sistema de ataque, ou seja, principal gargalo alvinegro. Longe de qualquer receita para a vitória, o Ceará tem que adiantar as linhas de marcação e proporcionar pressão ao Rubro-Negro, que realizou apenas um treino desde o fim de semana, quando conquistou os títulos mútuos.

O momento não é para apostas, mas definições. E enfrentar um elenco ainda acometido pela ressaca e o desinteresse no torneio surge como trunfo. Assim, o Vovô terá oportunidade de explorar espaços, já que o time carioca precisará atacar por conta do embalo das arquibancadas.

A oportunidade deve ser endereçada a quem já contribuiu, caso do centroavante Bergson, que marcou três vezes sob o novo comando. O poder de fogo também está em Matheus Gonçalves, que marcou em duas oportunidades e tem velocidade para explorar as costas dos laterais, sejam ocupadas por Renê e Rodinei ou até Filipe Luís e Rafinha.

Outra arma que tem potencial pelas características de finalização é Juninho Quixadá. O atacante, que busca desencantar no Brasileirão, se recuperou fisicamente e é uma alternativa que pode decidir a partida com os arremates de longa distância, necessitando então ser utilizado mais próximo da grande área rival.

Histórico favorável

A lembrança mais recente que o torcedor alvinegro tem do Flamengo deve ser o triunfo por 3 a 0 dos cariocas em plena Arena Castelão, ainda no 1º turno. Todavia, quando se trata do Maracanã, o retrospecto traz um Ceará indigesto.

O duelo mais recente no principal palco do futebol brasileiro ocorreu em 2018 pela Série A. Na ocasião, tudo foi decidido em uma finalização de Leandro Carvalho, consolidando a arrancada histórica do Ceará contra o Z-4.

Aquele 1 a 0 atrapalhou a briga pelo título do Rubro-Negro e ajudou o Vovô a sair da zona de rebaixamento. Interferiu também no retrospecto entre os rivais, curiosamente empatados quando as partidas são longe do solo cearense.

Como visitante, o Alvinegro de Porangabuçu ganhou três duelos, empatou dois e perdeu três. O número de gols está rigorosamente igualado em nove feitos e também sofridos. Ao todo, o Ceará foi superado em nove oportunidades e venceu quatro vezes.

Desta forma, apegar-se aos números é um dos caminhos para o Vovô. Até pela vantagem à frente da zona da parte de baixo da tabela, que é de apenas um ponto. O time entra em campo com possibilidade de ser ultrapassado pelo Cruzeiro, 17º, se a Raposa vencer o duelo com o CSA, amanhã, às 21h30, no Mineirão.

A única chance de evitar o cenário mais caótico é uma vitória alvinegra, panorama que o deixa fora da zona após a 35ª rodada, além de diminuir a chance de rebaixamento com a aproximação da pontuação histórica que evita o descenso, que é de 45.

Festa com taça
A torcida do Flamengo prepara uma grande atmosfera no Maracanã para receber o Ceará. Ao todo, 57 mil ingressos foram vendidos antecipadamente para o jogo, que marca também a entrega da taça de campeão nacional após o duelo.

Ainda em clima de festa, o plantel rubro-negro se reapresentou apenas, ontem, com treino no Ninho do Urubu. Durante a atividade, Jorge Jesus utilizou somente dois titulares - o zagueiro Rodrigo Caio e o meia Everton Ribeiro - dando sinais de que deve poupar o restante das peças.

A motivação principal seria a disputa do Mundial de Clubes, no Catar. Na competição o Flamengo estreia dia 17 de dezembro contra o vencedor de Al Hilal, da Arábia Saudita, e Espérance, da Tunísia.

"O Mundial passa a ser nosso grande objetivo, e vamos nos preparar para isso. A dedicação e o trabalho não podem parar. Seguiremos dessa forma. Vestimos a camisa do Flamengo e vamos sempre entrar para vencer, independentemente do jogo e do que está valendo", declarou o meia Diego, que estará em campo contra o Ceará.

O possível uso de reservas não é sinônimo de tranquilidade para o Vovô. Mesmo sem Gabigol, suspenso, Bruno Henrique estará à disposição e deve entrar em campo.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato