Nelinho segue acompanhando estudos preliminares para construção da barragem na Ilhota, em Russas

A Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), através da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) continua a realizar os estudos técnicos para a construção de uma barragem no rio Jaguaribe, na localidade da Ilhota, zona rural de Russas. Os trabalhos atendem o requerimento do Deputado Nelinho (PSDB), que vê a necessidade de manter a oferta de água na região para agricultura e lazer.

Desde que enviou um requerimento à SRH, solicitando um estudo de viabilidade técnica para a construção de uma barragem no rio Jaguaribe, na localidade de Ilhota, Nelinho, segue acompanhando as visitas técnicas da Sohidra, nos estudos preliminares.

Duas visitas já foram realizadas.

Na primeira, no mês de junho, o Deputado acompanhou os técnicos para levantamentos nas localidades de Ilhota e Pedro Ribeiro, em ambas, onde há trecho do rio Jaguaribe, havia uma expectativa da população pela obra. No entanto, de acordo com os técnicos da Sohidra, o trecho do Jaguaribe na comunidade de Ilhota, oferece melhores condições para receber a barragem.

No último dia 5 de setembro, os técnicos realizaram uma nova visita, dessa vez para realizar estudos de fundação com o objetivo de encontrar a melhor localização para a obra. De acordo com Diretor de Águas superficiais da Sohidra, Antônio Lucena, afirmou que esse primeiro momento é para a coleta dos dados do local. “De posse desses dados (...) a gente vai começar a fazer o projeto básico até chegar o projeto executivo que a gente visa duas coisas o benefício/custo e a segurança da obra, porque não é tão simples fazer uma obra no rio Jaguaribe”, afirmou.

Nelinho vê com otimismo o resultado dos primeiros levantamentos e afirma que a obra será de grande importância para a região. “De antemão já podemos dizer que há sim condições de uma barragem a Ilhota e para o município é um ganho enorme! A partir dessa barragem terá a possibilidade de se desenvolver um polo de lazer, além de melhorar o abastecimento das comunidades no entorno do rio”, destacou.

A equipe da Sohidra deverá fazer novas visitas técnicas para dar continuidade à coleta de dados no local afim de realizar o projeto base da obra.

Fonte: TV Jaguar