Polícia desarticula quadrilha de agiotas em Limoeiro do Norte

Após o recebimento de várias denúncias, os Inspetores da EQUIPE CÃO da Delegacia Municipal de Limoeiro do Norte passaram a investigar um grupo de colombianos que vinha praticando crimes como agiotagem, extorsões e ameaças em Limoeiro do Norte e demais cidades da região Vale do Jaguaribe. 

As denúncias davam conta de que os criminosos emprestavam dinheiro para pequenos comerciantes locais cobrando, em seguida, juros diário exorbitantes, chegando ao ponto de usarem de violência e ameaças contra aqueles que não efetuavam o pagamento em dia, coagido e intimidado as pessoas que os procuraram para obter tais empréstimos. 

No decorrer das investigações foram obtidas informações de que essa Organização Criminosa composta por Colombianos atua em todo país, já tendo havido diversas prisões em cidades Cearenses. No Vale do Jaguaribe foram identificados vários membros desta Organização, como também seus respectivos endereços, residindo uma parte em Russas e outra em Limoeiro do Norte.

A atuação do grupo se dava da seguinte forma: Os criminosos estrangeiros saíam diariamente para fazer as cobranças dos juros a pequenos e médios comerciantes em cidades da Região do Vale do Jaguaribe (Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Quixeré, etc...), e, diariamente, se encontravam no horário de almoço no estabelecimento Lidu Lanches, onde faziam as refeições e, principalmente, recebiam o dinheiro dos comerciantes. 

Essa lanchonete era um ponto de apoio do grupo, tendo em vista que a proprietária, Luduina, fazia o recrutamento de novos clientes, como também o recebimento das parcelas dos empréstimos e o repasse desse dinheiro para os colombianos.

DA OPERAÇÃO:

Na tarde de hoje, 23/08/2019 por volta das 12:30h, os policiais da Equipe Cão desencadearam a Operação com a finalidade de prender o grupo criminoso que age na Região do Vale do Jaguaribe, a abordagem ocorreu no estabelecimento comercial Lidu Lanches, este local servia de ponto de apoio para a organização criminosa. 

Na abordagem foi apreendida a quentia de mais de R$ 11.000,00 reais; além de vasto material de publicidade e de anotações para empréstimos.

DOS PRESOS:
1 - Juan Carlos Piedrahita Piedrahita,
2 - José Wilson Gallego Rodrigues,
3 - Hernan Dario Osório Rodas,
4 - Leslee Michelle Hurtado Garzon e 
5 - Liduina de Almeida Silva.

DA APREENSÃO:
- Moeda nacional: 11.182,00 (real),
- Moeda estrangeira: 17.000 (pesos colombianos),
- Veículos: 4 motocicletas,
- Celulares: 08 aparelhos e
- Vasto material de propaganda e de anotações para empréstimos.

A Polícia Civil de Limoeiro do Norte agradece a confiança da sociedade Limoeirense e pede às vítimas dessa quadrilha, sobretudo aqueles que estavam sendo ameaçados, que procure a Delegacia de Limoeiro do Norte para denunciá-los.