Limoeiro do Norte tem mais 61 profissionais formados pela Uece

A Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), unidade da Universidade Estadual do Ceará (Uece) em Limoeiro do Norte-CE, realizou no dia 9 de agosto, cerimônia de Colação de Grau referente ao semestre letivo 2018.2. Colaram grau 61 concludentes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras – Português e Inglês, Matemática, Pedagogia e Química.

Para a representante discente, concludente do curso de Química, Carla Daniela da Silva, se formar pela Uece é um sonho realizado e convidou a todos os formandos para sonharem mais um sonho. “Vamos sonhar com um Brasil referência em educação de qualidade em todo o mundo, um país que valoriza seus professores e que reconhece a sua importância numa sociedade tão carente e desestruturada como a nossa, vamos sonhar com uma nação que constrói escolas e não prisões, que investe em infraestrutura escolar e não em força armada”.

O orador docente, professor do curso de Ciências Biológicas, Bruno Lopes de Sousa, compartilhou seu sentimento com os concludentes, observando mudanças no cenário atual. “Eu sou como vocês, sou filho desta universidade. Me formei na Uece, mas no campus de Fortaleza, e segui minha formação na universidade pública… É com muita gratidão que falo que recebi quase todo tipo de bolsa de estudos, na graduação, no mestrado, no doutorado e no pós-doutorado. Entretanto, essas mesmas oportunidades têm se tornado mais difíceis, e vem sendo cada vez mais ameaçadas. É preciso resistir!”.

O presidente da solenidade, vice-reitor Hidelbrando Soares, concordou. “É preciso resistir a estes tempos de anormalidade no Brasil, da mediocridade como política de governo. Estamos vivendo um processo de desmonte da Educação Pública e da Ciência Nacional. Nas universidades públicas se ataca o orçamento, a autonomia e a pesquisa. Tempos difíceis que obriga a universidade pública a ser espaço de resistência e esperança”.

Com a consciência de uma nova missão a ser cumprida, os concludentes da Fafidam/Uece receberam do vice-reitor a esperada outorga de grau.

Estiveram também presentes na cerimônia o pró-reitor de Políticas Estudantis, Emerson Mariano; o diretor da Fafidam, João Rameres Regis; a vice-diretora da Fafidam, Maria Lucenir Jerônimo Chaves; os coordenadores dos cursos de Matemática, Wanderley de Pereira; Pedagogia, Paula Scherre; Geografia, Maria Anezilany Nascimento; Química, José Auri Pinheiro; Física, Francisco Wagner Costa; História, Elisgardênia Chaves; o representante da Coordenação do curso de Letras, professor José Marcos Rosendo; familiares e amigos dos concludentes.