Atualmente, a agência de Russas atende 18 cidades do Vale do Jaguaribe. O motivo da mudança, segundo o órgão, é o corte de verbas orçamentárias realizado pelo governo federal. Os postos de atendimento são unidades menores, que funcionam geralmente dentro de outra repartição pública. De acordo com o contador, Gilvam Vieira , da cidade de Russas (CE), os critérios para transformar a agência em posto de atendimento não estavam claros. “A agência da Receita Federal em Russas funciona há 50 anos e tem uma arrecadação maior que a de Quixadá, que não sofrerá essa transformação”, questiona.
De acordo com Sandra Ribeiro, a mudança não causará transtornos para os contribuintes. “A agência de Russas será transformada em posto de atendimento, mas o serviço será o mesmo”, assegura.
“Viemos tomar o pé da situação e tivemos a informação de que a decisão estava num nível irreversível, principalmente por uma contenção de gastos”, explica o deputado Leonardo Pinheiro (PP), esclarecendo que o Ceará é referência no país na questão da informatização de processos, o que contribui para que os resultados das consultas sejam mais ágeis. “Embora não tenhamos atingido nosso objetivo maior, que era tentar reverter a situação da agência de Russas, saímos tranquilizados, pois tivemos a garantia de que não haverá prejuízo em qualquer que seja o serviço prestado por essa agência”, afirmou o deputado.
Além do deputado estadual Leonardo Pinheiro, participaram da reunião o vice-presidente de Integração do CRCCE, Avelar Gomes, o profissional da contabilidade de Russas (CE), Gilvam Vieira, o assessor parlamentar, Marcos Vilino e a liderança política de Russas, Serginaldo Matoso.