-->

Juiz proíbe propaganda de Eunício com Lula, Camilo e Cid

Embora nas ruas o senador Eunício Oliveira (MDB), que busca reeleição, faça campanha com o governador Camilo Santana (PT) e com o também candidato ao Senado Cid Gomes (PDT), no horário eleitoral gratuito em rádio e televisão ele não pode mais utilizar as vozes, imagens ou os nomes do petista e do pedetista, assim como do ex-presidente Lula (PT). A proibição foi determinada em decisão liminar do juiz eleitoral José Vidal Silva Neto, atendendo a pedido de liminar ajuizado pela coligação "Tá na hora de mudar", formada por PSDB e PROS.

Na representação ajuizada contra a coligação "A força do povo", formada por MDB, PHS, Avante, Solidariedade, PSD, PSC, Podemos e PRB, e também contra o próprio senador Eunício Oliveira, os advogados da coligação PSDB-PROS sustentam que, em vídeo exibido no primeiro dia de propaganda eleitoral em rádio e televisão, o emedebista e a coligação "utilizaram imagens de candidatos de coligação adversária, deixaram de apresentar janela com intérprete de libras e legenda partidária, além de mostrarem cenas externas sem a presença do candidato".

Eunício, Camilo e Izolda Cela

O juiz também determinou que Eunício e a coligação se abstenham de veicular cenas externas sem a participação pessoal do candidato e, ainda, propaganda sem janela de libras e sem legenda partidária. Em caso de descumprimento, o magistrado fixou multa diária de R$ 10 mil, sem prejuízo de outras sanções legais cabíveis. Ele determinou a notificação dos representados sobre a decisão, para que apresentem defesa no prazo legal. O pedido de liminar foi deferido no último sábado (2).

Na decisão, o juiz argumenta que a análise dos artigos 53-A, 54 e 58 da Lei das Eleições, em conjunto com o artigo 242 do Código Eleitoral, "é capaz de gerar a conclusão" de que a presença de Camilo, Cid e Lula no programa de Eunício "caracteriza-se como irregular". Além disso, José Vidal Silva Neto diz que "a apresentação de imagens de candidatos que não pertencem ao mesmo partido e nem ao menos estão coligados gera confusão nos eleitores".

A assessoria de Eunício Oliveira informou ao Diário do Nordeste que o senador ainda não foi notificado sobre a decisão. Na prática, embora esteja em coligação governista diferente da que reúne Camilo Santana e Cid Gomes, o emedebista é aliado do governador e faz campanha com o petista e o pedetista.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato