Uma pesquisa desenvolvida no Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Tabuleiro do Norte, foi selecionada para ser apresentada durante a 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2018), que acontece de 10 a 14 de setembro, em Búzios, no Rio de Janeiro. O trabalho ganhou o nome de "manipulador robótico didático" e será exposto na Tenda Tecnológica, que reunirá trabalhos de 23 institutos federais do País.
Conforme a estudante do curso técnico em Soldagem Síntia Sousa, o projeto contempla um robô de baixo custo, com a finalidade de ser utilizado por instituições de ensino para a difusão de conhecimentos relacionados à programação e à robótica. "No início era apenas um projeto, porém a gente mudou a aplicação. Hoje, a gente tem um manipulador, que ainda não é comercializado, mas a gente tem essa pretensão. É um produto que vai auxiliar alunos e professores no ensino de novas tecnologias", explica.
No total, 41 trabalhos serão expostos na Tenda Tecnológica na Reditec. Os dois melhores avaliados serão premiados com a participação no Congresso da Federação Mundial de Colleges e Politécnicos, que ocorrerá de 8 a 10 de outubro, em Melbourne, na Austrália.
Para o diretor-geral do campus Tabuleiro do Norte, Sildemberny Sousa, o fato de um projeto tabuleirense representar o Ceará na Reditec é motivo de comemoração. "É algo que dá orgulho. É um trabalho que foi selecionado diante de toda a rede do IFCE e vai ser apresentado para toda a rede dos institutos federais", pontua.