-->

Volume de água no Castanhão volta a cair e agora está com 7,89%

A segurança hídrica do Estado permanece em situação de atenção. Dos 155 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) no Ceará, apenas 23 apresentam volume acima de 90% de capacidade total e 83 (o que representa 53,55%) estão com volume inferior da 30%.

Das 12 bacias hidrográficas, as de Coreaú, na região Norte, e do Litoral, estão em melhores condições. A primeira está com média de 89,64% de capacidade; e a segunda com 79,52%.

Castanhão: volume de 7,89%

Ainda de acordo com o Portal Hidrológico desta quinta-feira (5), a pior situação é do Médio Jaguaribe, com apenas 7,81% do volume total. Entre os 15 reservatórios dessa bacia, está o Castanhão, em Alto Santo, que apresenta volume de 7,89%. No início da quadra chuvosa (entre fevereiro e maio), o Castanhão estava com 2,22%, melhorou em maio, quando atingiu 8,68% de sua capacidade total de 6,7 bilhões de metros cúbicos de água; e agora, volta a cair e está com 7,89%.

Orós

Outra bacia com menor volume é a do Alto Jaguaribe, onde está o Orós, atualmente com 9,06% de sua capacidade máxima de 2,1 bilhões de metros cúbicos de água. Ele é o segundo maior reservatório do Ceará. A exemplo do Castanhão, no início da quadra, em fevereiro, ele apresentou 5,75% de volume.

Entre os açudes com melhores volumes de água, estão: o Jenipapo, em Meruoca (baica do Acaraú); o Várzea Alegre, em Moraújo (bacia do Coreaú); e o Germinal, em Palmácia (bacia Metropolitana), que estão sangrando.

Entre os piores, Monte Belos, em Araripe (bacia do Alto Jaguaribe),com 0.17%; Cedro, em Quixadá (Banabuiú), com 1.94%; e Broco, em Tauá (bacia do Alto Jaguaribe), com 2.84%. O volume total atual do Estado é de 16,2%.

Fonte DN
Castanhão

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato