-->

Nível de água dos açudes volta a ficar acima de 7% no Ceará

Açudes do Ceará tiveram aumento de volume no mês de Fevereiro


As chuvas acima da média histórica para o mês de fevereiro elevou o nível médio dos açudes do Ceará. No começo do mês, o primeiro da quadra chuvosa, os reservatórios apresentavam 6,7% de capacidade de armazenamento. Em três semanas de chuvas, a situação segue crítica, mas com sinais de melhora: atingiu a média de 7,14% de volume.

Dos 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), houve aporte em 63. O açude Caldeirões, em Saboeiro, foi o primeiro a sangrar neste ano. O reservatório no Sertão dos Inhamuns recebeu aporte de 127 milímetros de chuva acumulados durante o mês. Além do Caldeirões, que superou os 100% de capacidade, outros três reservatórios estão com mais de 90% do volume armazenável: Cocó (Fortaleza), Germinal (Palmácia) e Tucunduba (Senador Sá).

Os dados também mostram diminuição no número de açudes em volume morto. Na medição divulgada no último dia 13, a Cogerh informava que 77 açudes estavam com volume baixo - 50 deles em volume morto e 22 secos. Nesta quarta-feira, 21, esse número diminuiu para 57 - 46 em volume morto e 21 açudes secos.

Apesar da melhora nos índices, 121 reservatórios ainda estão com volume abaixo de 30%. Os dados mostram que quase 80% dos açudes do Estado estão com volume em nível de atenção.

As bacias com piores indicadores são a do Baixo Jaguaribe, em Russas, com 0,95% de volume total, e do Sertões de Crateús, com 0,39% do volume total. A bacia da Região Metropolitana, que conta com o açude Gavião, que abastece Fortaleza, conta com volume médio de 14,62%.

A quadra chuvosa deve se intensificar nos meses de março e abril. O mês de fevereiro já apresenta aporte superior ao do mesmo período do ano passado.

O Povo
açude

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato