5ª edição da Feira do Livro inicia hoje em Limoeiro do norte

Para romper com estigmas históricos e, diga-se de passagem, infundados, de que no Interior não há muita produção cultural, um calendário intenso de atividades toma de conta de norte a sul do Estado durante esses dias. As cidades de Limoeiro do Norte, Crato e Sobral são as sedes escolhidas para eventos voltados à literatura e às artes visuais, com diferentes programações, todas gratuitas. Algumas seguem até sábado (24). 

Contemplando a região do Jaguaribe, acontece de hoje (22) a sábado (24) a V Feira do livro e a V Jornada das Letras de Limoeiro do Norte. A atividade conta com lançamentos de livros, oficinas, palestras, rodas de conversa com autores, recitais e apresentações musicais. César Costa é um dos idealizadores do evento e comemora a consolidação dele na localidade. “A cada ano o número de visitantes aumenta. O público por noite é de 8 a 10 mil pessoas”, estima. 
Gildomar Marinho,
Gildomar Marinho, atração musical na V Feira do Livro de Limoeiro do Norte

Tanto espectadores quanto expositores vêm de outras cidades da região, tais como Quixeré, Russas, Alto Santo, Tabuleiro do Norte e até Fortaleza. “A gente mobiliza as escolas da rede pública do município e dos vizinhos, que já levam caravanas de alunos e professores para a feira”, explica César. As atividades acontecem na Tenda das Artes, no largo da Igreja Matriz, onde acontecerão também apresentações de teatro, música e homenagens a Belchior, ao centenário do poeta Hercílio Pinheiro (1918-2018) e ao poeta Louro Branco, falecido no último dia 18 de janeiro. 

Ana Karla Dubiela
Ana Karla Dubiela, autora do livro “As Cidades de Rubem Braga e W. Benjamim”, convidada da V Feira do Livro de Limoeiro do Norte ( Foto: Nely Rosa/div. )
Já a Jornada das Letras, acontece na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Limoeiro. Com o tema “Literatura: Múltiplos Olhares”, a roda de conversa vai reunir a Profa. Me. Fernanda Cardoso, o Prof. Me. Francisco Romário Nunes e a Prof. Dra. Sarah Maria Forte Diogo. 

Entre as vantagens de realização do evento na região, César observa a descoberta de novos talentos. “As escolas da rede municipal fazem concurso de redação e sempre aparece um escritor de poesia. Já tivemos revelações de cidades vizinhas, como Deodato, um poeta de Quixeré”, recorda. 

V Feira do Livro de Limoeiro do Norte 

Dias 22, 23 e 24 de fevereiro, de 9h às 11h e de 17h às 23h, na Praça da Igreja Matriz (Praça José Osterne) de Limoeiro do Norte. Gratuito. Contato: (88) 99661.0512