Na quinta-feira (7), o presidente Adriano Deodato usou a tribuna da câmara dos vereadores para falar da sações que foram desenvolvidas com o intuito de por em prática, o projeto elaborado com a finalidade de se criar na cidade de Quixeré, a Academia Quixereense de Letras (AQL), visando ainda, oportunizar aos artistas quixereenses expressarem os seus talentos.
Ainda de acordo com Adriano Deodato, a AQL será constituída de 40 imortais do município, constando entre eles, professores, escritores, poetas e representantes dos mais diversos seguimentos culturais e artísticos da cidade de Quixeré. O presidente Adriano ressaltou ainda que inicialmente, a Academia Quixereense de Letras já conta com 20 membros escolhidos criteriosamente para as primeiras cadeiras da instituição que está sendo fundada com a finalidade de resgatar e valorizar a cultura da cidade.
Os demais membros, conforme mencionou o presidente Adriano Deodato serão nomeados até a data da inauguração da Academia Quixereense de Letras, que tem previsão para acontecer até o início de abril de 2018, quando deverá também acontecer a posse dos 40 imortais da referida Academia. Deodato salientou que a fundação da Academia Quixereense de Letras tem como finalidade única e exclusiva promover e propagar a cultura e contribuir de forma significativa para o incentivo da leitura e da escrita no âmbito do município de Quixeré.
Adriano Deodato aproveitou o ensejo para fazer um relato sobre a sua estrada no Rio de Janeiro, quando foi empossado como imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), além de receber o diploma de Doutor em Filosofia. O imortal aproveitou a oportunidade para expressar a sua alegria por ter a este ponto em sua carreira e agradeceu à câmara dos vereadores local pelo apoio a ele disponibilizado e ao prefeito Bessa que, segundo ele, foi de fundamental importância para que ele chegasse até ao Rio de Janeiro para representar o município de Quixeré e o Estado como um todo.
No sábado (16), a partir das 08:00 horas, a mesa diretora da Academia Quixereense de letras estará se reunindo na sede Secretaria de Educação do Município de Quixeré, com a finalidade de deliberar sobre a escolha das 20 primeiras cadeiras.
Mesa Diretora da Academia Quixereense de Letras
Presidente – Adriano Deodato
Vice-presidente – Zé Marcos
Tesoureiro – Limar Araújo
1ª Secretária – Dalvanir Alves
Conselheiros
Vanderléia
Veroneide
Eleneide
Jorge Macedo
Sede Provisória