Vereadores da Câmara Municipal de Limoeiro do Norte participaram de mais sessão itinerante do legislativo limoeirensee municipal. Na noite de terça-feira, 28, os representantes do poder legislativo municipal estiveram na comunidade de Arraial, atendendo solicitação da comunidade, através da comissão de saúde e urbanismo da referida corte municipal, cuja solicitação foi oficializada com o objetivo de encontrar solução para o problema de poluição ambiental provocada pela fumaça das cerâmicas instaladas na comunidade.
Sob a coordenação do presidente Geneziano de Sousa Martins, a sessão itinerante teve início às 19:00 horas, na quadra de esportes da escola da comunidade, e contou com a presença da maioria dos parlamentares que compõem o parlamento municipal, dos secretários de saúde e de atividades econômicas, Sandra Lira e Éderson Castro respectivamente, moradores da comunidade, proprietários de cerâmicas, e do promotor público Doutor Rodrigo Lima.
Após oficializar a abertura dos trabalhos, o presidente da mesa facultou a palavras para que os moradores pudessem expor as demandas. Dentre as insatisfações apresentadas pelos moradores, o excesso de fumaça joga no ar pelas chaminés das cerâmicas que atuam na comunidade, pavimentação em alguns trechos de estradas, alargamento da CE que corta a comunidade, além de assuntos na área saúde e da educação. Os moradores cobram dos ceramistas, a instalação de filtros anti-poluentes, em conformidade com a lei ambiental.
Durante o debate, os representantes do setor ceramista alegam que as empresas seguem os padrões exigidos pela SEMACE e demais órgãos fiscalizadores do setor. Mesmo assim, os empresários se mostraram favoráveis ao debate com os moradores, com a finalidade de encontrar soluções para o impasse.
A secretária Sandra Lira, após ouvir os reclames da população, no que se refere ao setor da saúde, reconheceu a existência de alguns problemas, e firmou o compromisso de, juntamente com o prefeito municipal solucioná-los. A secretária aproveitou o ensejo para expor aos presentes, os avanços da gestão, no decorrer dos 11 meses da administração do prefeito Zé Maria Lucena.
Representando a secretária de educação, a professora Celma também reconheceu a deficiência em alguns pontos da área da educação, muitos deles, segundo ela, provenientes de gestões anteriores, dentre os quais, a dívida deixada por gestores escolares anteriores, junto à Receita Federal. A Professora Celma salientou ainda que a secretária de educação tem conhecimento dos problemas, e que a mesma está empenhada em resolver as pendências.
O promotor Rodrigo Lima considerou de extrema importância a realização da sessão itinerante na comunidade com o intuito de promover um debate salutar entre os moradores, os proprietários de cerâmicas e o poder público municipal. O doutor Rodrigo afirmou que analisará caso a caso, dentro da legitimidade de lei, com o intuito de fazer com que o impasse seja resolvido da melhor maneira possível, em conformidade com a lei.
Fonte: TV Jaguar/ Nilo Leite