Polícia Civil apreende novo tipo de droga no Ceará

A Polícia Civil da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) fez no último sábado (21), na Praia da Tabuba, em Caucaia. a primeira apreensão no estado Cearense de uma droga. Chamadas pela polícia de "Butane Honey Oil (BHO),", conhecida como 'óleo da maconha' 

O entorpecente estava escondido em uma mala, que estava em poder de Bruno Ferreira Rosa, natural de Tocantins.

Conforme a diretora da Divisão, delegada Patrícia Bezerra, a droga só havia sido recolhida pela Polícia uma vez no Brasil, no Distrito Federal. Devido aos seus componentes, o BHO é capaz de provocar no corpo de quem o consome, efeitos 20 vezes mais potentes do que a maconha que é encontrada tradicionalmente.

Além de, aproximadamente, 200 gramas da nova droga, a Polícia Civil afirmou que com Bruno Ferreira havia 1.600 pontos de LSD, 100 comprimidos de ecstasy, dois quilos de haxixe, 40 gramas de cocaína e 15 gramas de MDMA (um outro tipo de ecstasy). Os dois quilos de haxixe retidos configuraram a maior apreensão desse tipo de entorpecente no Ceará.

A Polícia afirma que Bruno Ferreira já vinha sendo investigado há três semanas e foi preso momentos antes de uma festa rave, que aconteceu em Caucaia, onde parte do material seria comercializado. Após flagrado, o suspeito revelou que tinha uma mala escondida em um terreno vizinho com diversos tipos de entorpecentes. "Foram feitas diversas campanas e conseguimos localizar a casa dele. Na tarde do sábado havia equipe lá de prontidão esperando o momento em que ele saísse da casa. Foi abordado e flagrado com uma 'bola' de haxixe. Todo o resto do material estava nessa mala", contou a delegada.

Entrada
policia

Loading...
Em depoimento, Bruno Rosa teria afirmado que pegou as drogas no Maranhão e chegou ao Ceará em um ônibus. Aqui, ele entregaria o material a uma pessoa de identidade não revelada por ele. O suspeito também afirmou que não sabe quem seria o dono dos entorpecentes. Rosa afirmou apenas que iria receber R$ 500 para fazer o transporte da droga até o Litoral Oeste do Ceará, especificamente para a Praia da Tabuba.

Patrícia Bezerra explica que a entrada da nova droga no Ceará pode estar relacionada com a produção de narcóticos no Norte do Brasil. Lá, conforme a diretora da Divisão, há uma maior variedade de maconha. A delegada lembra ainda que no fim de 2016, a DEA, agência antidrogas dos EUA, alertou para a chegada do Butane Honey Oil no Brasil.

"Tivemos contato com essa droga pela primeira vez, no fim do ano passado, durante um curso com policiais americanos. Eles informaram que essa droga estava sendo muito consumida lá e chegando aqui. O BHO é feito da resina da maconha misturado com gás butano, daí vem o melaço", explica Patrícia.

Poder

Segundo a delegada titular da DCTD, o poder do efeito da nova droga é grande. Os efeitos de duas gramas de BHO são equivalentes aos de 20 gramas da maconha. "Na maconha tradicional, o teor do THC, que é a substância psicoativa é em torno de 4%. No BHO, chega a 80%", ressaltou Patrícia Bezerra.