-->

Assassinatos no Ceará crescem 41,3% no comparativo com o mesmo período de 2016

O número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no Ceará em 2017 chegou a 3.235 no mês de agosto. Os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) nesta sexta-feira (15) apontam que o acumulado de janeiro a agosto deste ano é 41,3% maior do que o mesmo período de 2016, quando houve 2.289 crimes desta categoria.

O principal território responsável por puxar os dados do Estado foi Fortaleza. Somente em 2017 a Capital teve aumento de 82,7%, isto é, foram registrados 689 assassinatos em 2016 contra 1.259 neste ano. A Região Metropolitana vem em segundo, com aumento de 47,6%.

Considerando a variação entre julho e agosto, o número diminuiu. No primeiro foram registrados 475 CVLI, enquanto no segundo, 461. Esta foi a segunda redução do ano no comparativo mês a mês.

Ações
Assassinatos

Para o secretário da SSPDS, delegado André Costa, os índices de CVLI continuam muito altos e preocupam. “Continuamos em alerta, mas instigados e trabalhando muito para melhorar e reduzir o número de vítimas da violência”, frisou, lembrando que o Sistema de Segurança tem atuado com empenho tanto no policiamento ostensivo, quanto no trabalho investigativo, o que vem resultando no recorde de apreensões de armas e drogas, além das prisões e apreensões em flagrante.

Costa destaca ainda as parcerias que vêm sendo firmadas para diminuir os índices criminais e possibilitar ainda que as polícias possam trabalhar de forma mais eficaz e eficiente, a partir dos próprios dados estatísticos gerados pela Pasta.

Entre as iniciativas pioneiras, está uma parceria com o Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Uma pesquisa de doutorado da instituição criou o software CrimeVis, uma ferramenta de Business Intelligence de gerenciamento de dados criminais. A ferramenta será usado por policiais que estão nas ruas para atuar diretamente nas áreas com maior tendência de crimes. Fonte DN

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato