-->

Estudantes do IFCE criam sistema de monitoramento de aquário à distância

Dois estudantes dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Aquicultura do campus Aracati, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), desenvolveram um sistema de monitoramento de aquário à distância, com direito ao acompanhamento da qualidade da água e do nível de oxigênio.

Em fase de finalização, o projeto desenvolvido por George Lincoln e Gabriel Rodrigues tem o objetivo de garantir condições ideais para os peixes sem que o dono do aquário precise fazer tudo manualmente. Além de atender criadores, o projeto também poderá ser útil para comerciantes.
estudantes-do-ifce-criam-sistema-de-monitoramento-de-aquario-a-distancia
"Nós pensamos principalmente nas pessoas que não sabem como manter um aquário de maneira correta, porque o sistema controla todos os parâmetros, como PH da água, oxigênio, amônia, a quantidade de ração para os peixes... Tudo é feito através do aplicativo", explica Gabriel, que está no 4º semestre do curso de Aquicultura.

A orientadora do trabalho, professora Carina Oliveira, que dá aula no curso de Ciência da Computação, conta que a ideia surgiu a partir da aquisição de equipamentos a serem utilizados em uma feira tecnológica. Quando finalizado, ele deverá fazer parte da incubadora de empresas do IFCE. “Tudo o que estamos fazendo pode ser utilizado nos viveiros de camarão que a gente tem na região, por exemplo, só que em uma escala maior”, explica a professora.

Os alunos do Instituto pensaram no que seria necessário para automatizar um aquário a partir dos equipamentos disponíveis no próprio campus. George chegou a participar de eventos, como feiras de ciência e tecnologia, para se inspirar. O protótipo do aquário já está disponível para visitação do público no IFCE em Aracati.

“Nosso intuito é automatizar tudo no aquário, para que você possa sair de casa e saber, ter confiança, que nenhum peixe vai morrer”, resume George.

Sustentável
Além de terem criado um produto que ainda não está à disposição de criadores de peixe, os dois alunos também conseguiram desenvolver um aquário com um custo acessível. Isso foi possível graças à utilização de arduínos, que são placas de programação em software livre utilizadas para desenvolver projetos, como o de casas inteligentes.
Com informações do MEC e IFCE

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato