-->

Sobe para 11 o número de açudes sangrando no Ceará

sobe-para-11-o-numero-de-acudes-sangrando-no-ceara
As chuvas registradas nesta semana fizeram três açudes atingirem a capacidade máxima de seus reservatórios. Com isso, o Ceará tem atualmente 11 mananciais sangrando nos municípios de Massapê, Saboeiro, Altaneira, Granja, Itapipoca, Miraíma, Caucaia, Maranguape e Baturité.

O mais recente caso de sangria ocorreu no açude Quandú, em Itapipoca, nesta sexta-feira, 14. Atingiram a capacidade máxima ainda nesta semana os açudes Tijuquinha, em Baturité, e Gameleira, em Itapipoca. Também estão sangrando os mananciais Acaraú Mirim (Massapê), Caldeirões (Saboeiro), Valério (Altaneira), Maranguapinho (Maranguape), São Pedro Timbaúba (Miraíma), Itaúna (Granja) e Itapebussu (Maranguape) e Cahuipe (Caucaia).

Conforme os dados da Companhia de Gestão e Recursos Hídricos (Cogerh), quatro açudes estão com volume acima de 90%: Jenipapo (91,49%), em Meruoca, Angicos (95,33%), em Coreaú, Tucunduba (94,13%), em Senador Sá, e Gavião (92,32%), em Pacatuba.

O volume atual do Ceará, que possui 153 açudes, é de apenas 11,99% da capacidade máxima. Segundo a Cogerh, foram registrados aportes em 51 açudes nesta sexta, destacando-se Acarape do Meio, Angicos, Aracoiaba, Araras, Ayres de Sousa, Castanhão, Orós, Pedras Brancas e Taquara. Foram registradas chuvas em 44 postos pluviométricos monitorados pela Funceme. Estão com volume morto 42 açudes, e 18 secos.

Situação ainda é preocupante

Apesar de recuperar parte do volume dos reservatórios, precipitações irregulares ainda trazem preocupação a grandes reservatórios do Estado, como Orós, Banabuiú e Castanhão. Nenhum deles atingiu níveis satisfatórios. Com isso, o Estado segue com municípios em situação de contingência. De acordo com a Cagece, são 18 cidades nessa situação. Nesses locais, são adotadas medidas como rodízio de abastecimento e oferta de carros-pipas para preservar os recursos hídricos

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato