-->

Açudes do Ceará têm recuperação, mas situação ainda é preocupante

acudes-do-ceara-tem-recuperacao-mas-situacao-ainda-e-preocupante
Faltando mais de um mês para o fim da quadra chuvosa, o Ceará já conseguiu recuperar parte do volume dos reservatórios e chegou à mesma quantidade de água armazenada no fim do período de chuvas do ano passado. Em 2016, a situação tinha sido inversa. Em vez de receber aporte, os reservatórios reduziram a água armazenada no período de chuvas. Agora, a situação é mais favorável, mas não coloca o Estado em condição de conforto.



As precipitações continuam irregulares, se concentrando ao norte do Estado, e os grandes reservatórios cearenses (Órós, Banabuiú e Castanhão) ainda não atingiram níveis satisfatórios. Com isso, o Estado segue com municípios em situação de contingência. De acordo com a Cagece, são 18 cidades nessa situação. Nesses locais, são adotadas medidas como rodízio de abastecimento e oferta de carros-pipas para preservar os recursos hídricos

Desde dezembro de 2015, o Estado vem mantendo tarifa de contingência aplicada na conta de água. No último mês de setembro, passou a ser cobrado 120% sobre o excedente, para quem não economiza 20% do consumo médio.

“As chuvas estão se concentrando na parte mais ao norte do Estado. Isso é bom porque cidades como Sobral (que nos preocupava) hoje conseguiram pegar muita água, mas ainda existem regiões que preocupam, como o Sertão de Crateús que não recuperou quase nada”, explica João Lúcio Farias, presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).



    De acordo com ele, a expectativa é que, até o fim de maio, as chuvas tragam novos aportes. “A nossa expectativa é de que as chuvas deste ano tragam alguma reação nos açudes médios, mas a situação dos grandes reservatórios ainda é preocupante. Por isso, temos que continuar o controle do abastecimento”, diz Farias.

    Karlos Welby, vice-presidente do Comitê da Bacia do Baixo Jaguaribe, reforça que esse cuidado com o abastecimento deve continuar. A região do Vale do Jaguaribe é uma das que menos conseguiram recuperar o volume dos açudes, principalmente por ser abastecida por grandes reservatórios, como o Orós e o Castanhão, que ainda não evoluíram bem.

    A situação dos grandes reservatórios ainda é preocupante. Por isso, temos que continuar o controle do abastecimento"
    João Lúcio Farias, da Cogerh

    “A nossa preocupação primeira é o consumo humano. As sedes dos municípios têm água garantida pela instalação das adutoras, mas ao longo da bacia o abastecimento ainda tem sido um problema”, afirma. Atualmente, o Castanhão, que abastece Fortaleza e a Região Metropolitana, está com 5,8% da capacidade. O Orós, um os maiores do Estado, atua com 10,8% do volume total.

    Saiba mais

    Os municípios que permanecem com medidas de contingência são: Apuiarés, Araripe, Baixio, Boa Viagem, Campos Sales, Catarina, Deputado Irapuan Pinheiro, Granjeiro, Ipaumirim, Iracema, Mombaça, Mulungu, Pedra Branca, Pereiro, Piquet Carneiro, Potiretama, Salitre e Umari.

    O Estado entrou na quadra chuvosa deste ano com 6,3% do volume total dos reservatórios monitorados. Em 2012, no início do período de seca, o Ceará tinha 66% da capacidade total.

    RÔMULO COSTA

    Luciano Almeida

    Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

    Postagem Anterior Próxima Postagem

    Formulário de contato