Oito pessoas foram detidas por suposta participação

Oito-pessoas-foram-detidas-por-suposta-participacao
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social confirmou que oito pessoas foram detidas por suposta participação nos ataques ocorridos nas últimas 24 horas, na Grande Fortaleza. 

Na madrugada desta quinta-feira (20), mais um homem – o sétimo – foi preso sob suspeita de envolvimento nos ataques ocorridos no bairro Salinas, na tarde de ontem. Francisco Bruno Pacheco da Silva (26), que não possuí antecedentes criminais, deu entrada em uma unidade de atendimento com queimaduras no corpo e foi autuado pela Polícia por associação criminosa, dano e também no crime de causar incêndio expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outros. O homem está internado sob custódia policial.

Já o oitavo suspeito de participação nas ações foi detido pela Polícia Militar, na manhã de hoje, no bairro Vila Velha, e conduzido para Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) para ser ouvido. Ação conjunta dos órgãos do Sistema de Segurança do Estado, Guarda Municipal de Fortaleza, Etufor, Sindiônibus e Sindivans garante circulação de ônibus.



    Outros suspeitos também foram detidos. Um homem foi preso em flagrante pelo Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), após uma tentativa de incêndio a coletivo, ocorrida no bairro José Walter. O primeiro capturado, Fábio Tomé de Souza (18), que já responde por tráfico de drogas, roubo e porte ilegal de arma de fogo – foi conduzido para a sede da Draco, onde foi autuado em flagrante por organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo e dano. Um segundo suspeito foi ouvido, também na especializada, onde foi lavrado um boletim de ocorrência e, em seguida, foi liberado. Um terceiro investigado, identificado por Raimundo Aliçon Caetano da Silva (19) deu entrada em uma unidade de saúde apresentando queimaduras. Ele está sob custódia policial e também foi autuado em flagrante por organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo e dano. A companheira do suspeito foi conduzida a uma unidade da Polícia Civil para ser ouvida. Um quarto suspeito foi preso por uma equipe do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da PM e foi conduzido também para a Draco.

    Carro da Secult
    Na noite de ontem, um veículo pertencente à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) foi atacado no bairro Passaré. O fogo foi debelado pelo próprio condutor, que quebrou os vidros do carro e apagou as chamas.

    Outros ataques

    Em Fortaleza e Maracanaú, duas agências bancárias foram atacadas. A primeira foi no bairro Vila Velha, quando suspeitos efetuaram disparos de arma de fogo contra as vidraças, e em seguida, atearam dispositivos inflamáveis, que foram debelados pelo Corpo de Bombeiros. O segundo caso ocorreu em uma agência no Distrito Industrial, em Maracanaú. Suspeitos também efetuaram disparos contra as vidraças do banco. Ainda em Maracanaú, suspeitos atiraram contra a fachada do 29° Distrito Policial, no bairro Pajuçara, vindo a atingir alguns veículos que estavam apreendidos.

    Na madrugada desta quinta-feira (20), um veículo apreendido foi incendiado defronte ao 8° Distrito Policial, no bairro José Walter. Já na cidade de Itapiúna, um ônibus escolar da prefeitura da cidade também foi atacado e homens atearam fogo no automóvel. Na manhã de hoje, três ônibus foram incendiados nos bairros Vila Velha, Mucuripe e Álvaro Weyne. E por volta das 9 horas, suspeitos subiram no muro da antiga sede da Guarda Municipal de Fortaleza, no bairro Rodolfo Teófilo, e efetuaram disparos contra o prédio. 

    Um ônibus foi atingido por incêndio criminoso em Aquiraz.