-->

Atirador mata o embaixador da Rússia na Turquia




Outras pessoas ficaram feridas no ataque dentro de uma galeria de arte. O terrorista foi morto pelas forças de segurança presentes no local

O embaixador da Rússia em Ancara foi morto a tiros em um ataque a tiros realizado dentro de uma galeria de arte na capital turca nesta segunda-feira, informou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia. “Hoje em Ancara, como resultado de um ataque, o embaixador da Federação Russa na Turquia, Andrei Gennadyevich Karlov, sofreu um ferimento do qual ele morreu”, disse a repórteres a porta-voz do ministério Maria Zakharova. “Nós consideramos o ataque como um ato terrorista”, acrescentou.

A agência de notícias turca Anadolu disse que o atirador foi “neutralizado” pouco depois do ataque, que parece apontar para um dos maiores desdobramentos do conflito sírio na Turquia. As relações entre Moscou e Ancara estão abaladas há tempos em função da guerra na Síria, na qual turcos e russos apoiam lados opostos. O Ministério das Relações Exteriores russo confirmou que o ataque foi realizado enquanto o embaixador fazia um discurso na abertura de uma exibição de fotos. O jornal Hürriyet informou que forças especiais cercaram o edifício, e a rede NTV noticia que três outras pessoas ficaram feridas.

Atirador mata o embaixador da Rússia na Turquia
Uma testemunha que os barulhos de tiros duraram algum tempo depois do atentado. Um repórter do Hürriyet disse que o agressor entoava slogans islâmicos. O agressor entrou no prédio alegando ser policial e, segundo testemunhas, teria gritado “Alepo” antes de atirar. Um fotógrafo da agência de notícias AP, presente no evento, afirma ter ouvido o atirador dizer “Allahu Akbar” (Alá é grande) antes de efetuar os disparos.

Tensões recentes —Rússia e Turquia estão envolvidas no conflito da Síria de lados opostos. Ancara se opõe firmemente ao ditador sírio, Bashar Assad, enquanto o Kremlin vem mobilizando tropas e a Força Aérea em apoio ao regime. As tensões se acentuaram nas últimas semanas, quando forças sírias auxiliadas por Moscou se empenharam em assumir o controle da parte leste da cidade de Aleppo, desencadeando uma grande leva de refugiados.

Não ficou claro de imediato quem realizou o ataque. Extremistas do Estado Islâmico têm estado ativos na Turquia e empreenderam vários ataques a bomba contra alvos turcos. Na semana passada, um acordo entre Rússia e Turquia permitiu a retirada de civis e rebeldes da cidade síria de Alepo.

Vídeo: Embaixador russo é baleado e morto (imagens fortes)


Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato