-->

Conta de água ficará mais cara no Ceará para quem não economizar 20%


Governo do Estado do Ceará apresentou o plano de segurança dos recursos hídricos que define as ações de racionamento de água para Capital e Região Metropolitana de Fortaleza, na manhã deste terça-feira (26). "Eu farei de tudo que estiver ao meu alcance para não deixar faltar água para o cearense. Chegarei a fechar o abastecimento da termelétrica se for preciso. Isso não ocasionará nenhum problema de energia ao Estado", declarou o governador Camilo Santana. Das medidas que devem ser adotadas pelo o Estado, está o aumento da meta de economia de água no Ceará, de 10% para 20%.


O cliente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) que não reduzir em 20% o consumo de água pagará uma tarifa de 120% sobre o valor não reduzido. "Nós vamos economizar um mês de água. De 60 a 90 dias nós vamos avaliar se a gente mantém essas ações do plano e se serão necessárias ações mais drásticas", afirmou o chefe de executivo estadual.

A nova medida deve entrar em vigor após aprovação da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce). Segundo o presidente do conselho diretor do órgão, Adriano Costa, o material deve ser analisado por uma equipe técnica da Arce em um prazo de 30 dias. "Todo esse processo será analisado. Passando por audiência pública para alertar a sociedade sobre a urgência do que está acontecendo. A regulação é gradativa devido a condições climáticas".

Outra medida colocada para Fortaleza e municípios vizinhos contempla o reforço no combate às perdas de água, por meio do qual equipes fardadas atuarão, a partir de agosto, na procura por vazamentos e fraudes, fiscalizando lava-jatos, lavanderias e marmorarias.

Ações

Haverá um incremento de 96 equipes divididas entre as duas ações, com benefício de 200 litros por segundo. Enumeram-se 200 intervenções a serem realizadas na construção, abertura de novos poços, limpeza e instalação dos já existentes, além da análise de vazão e qualidade dos equipamentos. A prioridade será de áreas com abastecimento crítico, a exemplo das mais elevadas e que cam nas pontas de rede, além de equipamentos públicos de saúde, de educação e de segurança.

Até outubro, serão realizadas perfurações de 42 poços no Cumbuco e Pecém, com vazão de 10 a 25 m³ por hora; o aproveitamento do sistema hídrico do Cauípe, com benefício de 300 litros de água por segundo; o aproveitamento do Açude Maranguapinho; e a instalação da adutora de água tratada para reforço do abastecimento de Aquiraz. Encontram-se entre as ações a implantação do sistema de reúso da água de lavagem dos ltros do ETA Gavião, assim como a instalação do sistema de captação pressurizada no Gavião. Será implementada pelo Estado a campanha "Cada Gota Conta", para alertar a população sobre uso consciente da água.

Conforme Camilo, 10 ações vão economizar 1.000 litros por segundo. "Estamos trabalhando com uma margem de erro de 100% para termos tranquilidade. Em uma das medidas, vamos aumentar as equipes para reforçar o desperdício de água, tanto em vazamentos como em ligações clandestinas", declarou.

por Ricardo Torres

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato