loading...
O avião, da companhia FlyDubai, fazia o voo FZ981, que saiu de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, às 21h37 locais (14h37 em Brasília) com sete tripulantes e 55 passageiros: 33 mulheres, 18 homens e quatro crianças. Tratam-se de "44 russos, oito ucranianos, dois indianos e um uzbeque", segundo um comunicado publicado no Facebook.
Segundo o Comitê de Investigação da Rússia, os dois equipamentos de gravação de voo do avião foram recuperados sem danos.
Ao tentar pousar na cidade russa, por volta das 3h40 locais (21h40 em Brasília), a aeronave bateu no solo e explodiu. Equipes de resgate e controladores de tráfego aéreo de Rostov afirmam à agência de notícias Interfax que, devido ao mau tempo na região, a aeronave arremeteu uma vez e bateu na segunda tentativa de tocar terra. Fragmentos do Boeing ficaram espalhados por um raio de 1,5 km, informou a rede de TV LifeNews
O vídeo a seguir mostra o trajeto do avião sobre a região de Rostov pouco antes da queda.
Em comunicado, o comitê acrescentou que "diferentes versões do que aconteceu estão sendo analisadas, incluindo erro de tripulação, uma falha técnica e as condições de mau tempo".
De acordo com o presidente da Flydubai, Ghaith al-Ghaith, é "muito cedo" para determinar a causa do acidente.
O aeroporto da cidade foi fechado logo após o acidente e todos os voos foram desviados. O terminal aéreo continuava fechado por volta das 5h30 de sábado em Moscou (23h30 de sexta-feira em Brasília). O vídeo a seguir, da rede de TV russa RT, mostra o momento da queda.
Rostov é uma cidade próxima à fronteira com o leste da Ucrânia, onde separatistas pró-Rússia disputam o território com o governo de Kiev.
Em 17 de julho de 2015, um Boeing-777 da Malaysia Airlines que ia de Amsterdã a Kuala Lumpur com 298 pessoas a bordo caiu na região de Donetsk, atingido por um míssil disparado da região. FONTE FOLHA SP
Itens relacionados:
Internacional