Em todo o estado do Ceará, desde o início de 2016, já foram registrados 33.426 raios, de acordo com o Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Coelce. Entre a meia noite e o meio dia de 17 de março, foram 230 raios, a maioria deles resgistrados no município de Granja, com 69.
Ainda segundo a Companhia Energética do Ceará (Coelce), a segunda cidade com maior incidência de raios no dia 17 foi Camocim, com 41, seguida por Aiuaba, com 26. Desde janeiro, Granja continua sendo a cidade com maior registro desse tipo de fenômeno: ao todo já foram 2142 raios do município. Logo depois, nesse ranking, vem Viçosa do Ceará, com 1199, e Sobral, com 1177.
As descargas atmosféricas são monitoradas pelo Centro de Controle do Sistema (CCS) da Coelce. Esse sistema, de acordo com a companhia, foi desenvolvido para identificar o local de queda do raio na rede elétrica, prever tempestades e, consequentemente, minimizar o tempo de atendimento.
Cuidados
Enquanto isso, é recomendável, fora de casa, manter distância objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas; evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
Itens relacionados:
Ceará