
As eleições municipais se aproximam e alguns pré-candidatos já começam a querer vender a falsa ilusão de que irão resolver a situação da segurança em nossa cidade, já que para a maioria dos eleitores, a segurança pública passou a ser uma de suas principais preocupações, superando temas que, tradicionalmente, ocupavam esse lugar, tais como saúde, educação e pobreza.
O artigo 144 de nossa Constituição estabelece que a segurança pública é responsabilidade dos estados, a quem cabe organizar e manter polícias civis; polícias militares e corpos de bombeiros militares”. Apesar disso, a questão da segurança sempre vem à tona em época de eleição, mesmo quando se trata de um pleito municipal, mesmo as prefeituras tendo poderes limitados para atuar em segurança.
Aos prefeitos cabe a responsabilidade de cobrar junto aos governadores o direito a segurança e atuar na prevenção. Por exemplo, a iluminação pública contribui bastante para dar a sensação de segurança, pois lugares bem iluminados são hostis para criminosos. É isso que o prefeito Weber tem feito em Russas. Substituído a iluminação de diversas ruas no município, como Avenida Dom Lino, Avenida Cel. Aaújo Lima, Pe. Raul Vieira, Avenida Franco Raimundo de Oliveira, Avenida Gonçalves, travessa Joaquim Felix e ainda este mês de março a vila Matoso também será beneficiada com nova iluminação.
A Prefeitura também vem ao longo destes três últimos anos realizando a readequação do sistema de iluminação em prédios públicos e praças da cidade. O serviço já foi realizado na Praça Monsenhor João Luiz, Praça central do Distrito de Flores, Complexo de praças de Nossa Senhora do Rosário, Anfiteatro do Riacho Araibu, Igreja Matriz, Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Santuário dos pastorinhos de Fátima, Igreja de São Francisco (ao lado do Colégio Estadual), Igreja São Sebastião, Biblioteca Municipal Pedro Maia Rocha e Centro Cultural Pe. Pedro de Alcântara, que já receberam novas iluminações proporcionando assim um novo aspecto noturno. Para o Prefeito Weber investir na iluminação é cuidar da segurança. A segurança não significa apenas focar em atividades ostensivas, mas em um conjunto de ações que atentem à integralidade urbana e ao cotidiano da população, passando por vários outros pontos.
Uma das promessas de campanha do prefeito Weber foi instalar câmeras de monitoramento, que são ferramenta à disposição no combate à criminalidade. Para o prefeito Weber apesar das dificuldades encontradas é questão de honra instalar um sistema de monitoramento até o final do seu governo para ajudar as polícias civis e militares para elucidar e, prevenir, crimes. “O gestor de uma cidade precisa se preocupar com todas as necessidades do cidadão, entendendo que o conjunto de ações a serem promovidas no município convergem também para a questão da segurança pública. Ações de trânsito,Guarda Municipal, iluminar a cidade, manter a cidade limpa, oferta de serviços públicos como escolas, áreas de lazer e quadras, são exemplos de ações que auxiliam na segurança pública. Para que esse sistema funcione, é preciso cooperação e integração entre os governos, acima de divergências políticas. A população também tem que se engajar nesse esforço, que não pode ser usado apenas como argumento de campanha eleitoral. , explica.
Para o prefeito Weber “A Constituição delimita quais são as obrigações de cada um e é exatamente a partir dessas atribuições que serão alocados os recursos. Então, diz: municípios, vocês não serão responsáveis pela segurança pública e, logo, não receberão o mesmo tanto de dinheiro que a União e os Estados” mas mesmo com essa dificuldade financeira nós temos dedicado toda atenção a segurança mas sem querer vender ilusão, mas sim a realidade”.
loading...
Itens relacionados:
POLITICA