-->

(Cogerh) reduz a oferta de água para as atividades da agricultura irrigada no Baixo Jaguaribe.



A partir de hoje, quarta-feira, 17/02, â Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) reduzirá ainda mais a oferta de água para as atividades da agricultura irrigada no Baixo Jaguaribe.
Será reduzida a vazão da válvula dispersora do açude Castanhão, por meio da qual o rio Jaguaribe se pereniza daí até sua foz, na divisa dos municípios de Fortim e Aracati.
Assim, a pouca água liberada por essa válvula beneficiará apenas o trecho entre a barragem do Castanhão e a cidade de Limoeiro do Norte, onde há uma pequena barragem de acumulação. Daí em diante, o baixo volume de água será consumido, no meio do caminho, pela infiltração e pela evaporação.
Isto quer dizer que de Limoeiro até Itaiçaba, onde está a barragem de  captação do Canal do Trabalhador, não haverá água.
E quer dizer ainda que, por falta dess água, será paralisada a operação do Canal do Trabalhador (foto), que até agora vinha transportando 5 m³ por segundo para o sistema de abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza.
Há uma motobomba que capta água na barragem de Itaiçaba e a transfere para o Canal do Trabalhador. Mas toda a água ainda existente nessa barragem será consumida em três dias, segundo revelou um técnico da Cogerh.
Resumo: o abastecimento de água de Fortaleza e de sua Região Metropolitana e do Complexo Industrial e Portuário do Pecém será feito, exclusivamente, pelo Eixão das Águas.
Neste momento, o Eixão das Águas traz do Castanhão para Fortaleza 9,5 m³ de água.
Esse volume era de 14,5 m³/s por causa da contribuição do Canal do Trabalhador, que será agora desativado.
Como a capacidade de represamento do Castanhão está em menos de 15%, a preocupação da Cogerh, agora, é garantir a oferta de água à população e à indústria de Fortaleza e do Pecém. É por esta razão que a Cogerh decidiu por reduzir ao mínimo possível a vazão da válvula dispersora do Castanhão.
Como se observa, agrava-se a crise da oferta de água no Ceará, que, pela previsão da Funceme, enfrentará neste 2016 o quinto ano consecutivo de chuvas abaixo da média histórica.
Fonte Egídio serpa colunista do diário do nordeste

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato