Municípios que compõem o Vale do Jaguaribe irão receber investimentos do Governo do Estado, que contribuam com o desenvolvimento sócioeconômico da região. As ações propostas integram o programa Cidades do Ceará, coordenado pela Secretaria das Cidades, e foram discutidas durante reunião, esta semana, entre o secretário adjunto, Quintino Vieira, e prefeitos e representantes da região jaguaribana. Entre os municípios presentes estavam Jaguaribe, Quixeré, Iracema, Russas, Jaguaruana e Palhano.
Uma das iniciativas com maior investimento e impacto será a implantação de uma Central de Tratamento de Resíduos no município de Limoeiro do Norte, cujo objetivo principal é a destinação final dos resíduos urbanos, de saúde e da construção civil, além de prever uma área para poda e compostagem. Também será aplicado recurso para a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Vale do Jaguaribe, por meio de ações de coleta seletiva e reciclagem, com a implantação de ecopontos em onze cidades do consórcio de Limoeiro do Norte, além da organização de catadores nos municípios da região. De acordo com Quintino Vieira, as ações propostas pela SCidades caminham no sentido de prover os municípios de soluções capazes de atender a Polícia Nacional de Resíduos Sólidos. “Iremos implantar uma Central de Tratamento de Resíduos, mas também teremos ações focadas na reciclagem, articulação com catadores e com as indústrias que comprarão esses resíduos”, afirma.
Durante a reunião, a SCidades também se colocou à disposição dos municípios para apoiar projetos de melhoria de infraestrutura urbana por meio do Projeto Cidades do Ceará. Através desses projetos, o Governo do Estado pretende atuar na urbanização de áreas degradadas, construção de centros multifuncionais, rodovias, mercados públicos, recuperação e vitalização de áreas urbanas, e revitalização de centros históricos.
Cidades do Ceará
O programa Cidades do Ceará atua em duas macrorregiões do estado, Cariri Central e Vale do Jaguaribe/Vale do Acaraú, por meio de duas unidades gestoras distintas da Secretaria das Cidades. O programa tem como objetivo investir em regiões potenciais do Ceará polarizadas por municípios de médio porte, visando a descentralização do desenvolvimento sócioeconômico do estado, diminuindo assim a pressão sobre a Região Metropolitana de Fortaleza.
Itens relacionados:
Vale do Jaguaribe