00:00 · 09.10.2015 / atualizado às 00:08
O Brasil caiu feio na estreia nas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2018. Ontem, perdeu por 2 a 0 para o Chile, no Estádio Nacional, em Santiago, em uma partida em que fez um primeiro tempo razoável, mas foi engolido no segundo. A derrota pôs fim a 15 anos e 14 jogos de invencibilidade da Seleção em cima dos chilenos e é a primeira do País em estreia nas Eliminatórias.
"Acho que a nossa equipe estava jogando bem. Aí, tomamos um gol de bola parada. Depois, a equipe deles foi melhor. Mas é levantar a cabeça. Nós temos qualidade, mas o futebol mudou, e as outras equipes também têm qualidade", resumiu o volante Luiz Gustavo ao fim do jogo.
O técnico Dunga perdeu também a sua invencibilidade pessoal contra os chilenos, após sete vitórias seguidas.
"Fica o gosto amargo com essa derrota. Mas a gente continua com confiança e temos obrigação de ganhar da Venezuela em Fortaleza. Vamos ter de usar o fator casa", comentou o atacante Ricardo Oliveira, que entrou no lugar de Hulk na etapa final.
Jogo
O Chile impôs uma forte pressão inicial na partida e dificultou bastante a troca de passes do Brasil. Depois, o time de Dunga conseguiu equilibrar o duelo e foi até melhor em alguns momentos.
Mas, com dificuldades na criação, a equipe brasileira pouco ameaçou o goleiro Bravo. Por isso, apostou na forte marcação e se defendeu bem até quase o fim do primeiro tempo, quando os chilenos tiveram as melhores chances de abrir o placar antes do intervalo.
Mais ofensivo, o Chile acertou a trave de Jefferson na etapa final. Aos 10min, Isla chutou forte da entrada da área e quase abriu o placar. De tanto pressionar, o Chile fez 1 a 0 aos 26 min. Após cobrança de falta pela lateral, Vargas se antecipou à zaga brasileira e deu um leve desvio para as redes de Jefferson.
No desespero, Dunga ainda promoveu a entrada de Ricardo Oliveira e Lucas Lima para buscar o empate. Mas, sem sucesso. Para piorar, aos 44min, Alexis Sánchez fez o segundo e definiu a vitória para os chilenos.
Ficha técnica
Chile 2
Claudio Bravo, Francisco Silva (Mark González), Jara e Medel; Isla, Marcelo Díaz (Vilches), Vidal, Valdívia (Matías Fernández) e Beausejour; Eduardo Vargas e Alexis Sánchez
Técnico: Jorge Sampaoli
Brasil 0
Jefferson, Daniel Alves, Miranda, David Luiz (Marquinhos) e Marcelo; Luiz Gustavo (Lucas Lima), Elias, Oscar, Willian e Douglas Costa; Hulk (Ricardo Oliveira)
Técnico: Dunga
Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018
Estádio: Nacional, em Santiago (Chile). Data: 8 de outubro de 2015
Árbitro: Roody Zambrano (Equador)
Assistentes: Christian Lescano e Byrom Romero (Trio do Equador)
Renda e Público: Não divulgados
Gol: Vargas (27/2ºT) e Alexis Sánchez (44/2ºT)
Catão amarelo: Marcelo Díaz (CHI)
Itens relacionados:
Sports