Na sessão do dia 26 de maio, os vereadores afirmaram, que foi comprovado que os produtos entregue, não eram das marcas licitadas.
O problema da merenda escolar da rede Municipal de ensino básico em Russas, constatado pela comissão de vereadores que recentemente visitaram as escolas da sede do município para fiscalizar a qualidade da merenda e a aplicação desses recursos, visto que a má qualidade da alimentação escolar é uma reclamação constante dos alunos e pais de alunos, voltou a ser tema de debate e acusações na casa legislativa na sessão da terça-feira, 26 de maio (foto ilustração).
Conforme o prometido na sessão anterior, o vereador Nathizael Gonçalves, apresentou em registros de áudio e vídeo, uma gravação onde os próprios alunos comentam sobre a insatisfação em receber como lanche aquele tipo de alimento. Mostrando também que no depósito de uma escola fiscalizada, foram encontrados vários itens alimentícios que a marca não correspondiam as marcas licitadas, com a qualidade e preço muito inferior aos licitados pela administração.
Com a palavra, o vereador Joaquim Haroldo Torquato, cunhado do prefeito Weber Araújo, comentou que as alterações nas marcas dos produtos comprados pela prefeitura de Russas, para servir como merendas nas escolas do Município, foram feitas com a autorização do presidente do Conselho da Educação Alimentar, dito naquele momento que se tratava do professor Renan, diretor da escola Inácio de Barros em Flores.
Nesse tocante o vereador líder da oposição Paulo Santiago, destacou que o presidente do Conselho da Educação Alimentar, não tem competência para autorizar a mudança da marca dos itens da merenda escolar, uma vez que estão sendo entregue nas escolas, um produto bem mais barato do que os listados pelo município.O exemplo da carne de charque que deveria ser carne da traseira do boi, mas está sendo servida aos alunos carne dianteira, com preço e qualidade bem abaixo do licitado .
Por fim, o vereador Paolo Santiago solicitou da mesa diretora da Câmara que fosse redigido um ofício de convocação do presidente Conselho da Educação Alimentar do município, para dar esclarecimentos aos vereadores e a sociedade Russana, na próxima sessão ordinária, a respeito dos desmandos na merenda escolar.
Por Arnaldo Freitas
FONTE: TV Jaguar
Itens relacionados:
REGIONAL