Durante os dias 28 e 29 de maio em frente à Unidade de Saúde da sede do Município, o carro móvel do projeto vai está atendendo mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos
A cada dois anos, as mulheres devem buscar o atendimento para realizar o exame como forma de prevenção contra o câncer. Estatísticas apontam que o Câncer de Mama, é provavelmente a patologia que causa maior temor ás mulheres por ser de freqüência elevada, e pelos efeitos que causa em nível psicológico, afetando sua sexualidade e a própria imagem.
Essa Patologia está se tornando cada vez mais freqüente em todas as partes do mundo, sendo considerado o segundo tipo de Neoplasia Malígna mais incidente e o primeiro, entre os cânceres ginecológicos.
Segundo o Secretário Municipal de saúde João Urânio, 240 mulheres serão atendidas durante os dois dias (28 e 29/05), no posto da sede. No dia 30 será no Distrito de Lagoinha. O Secretário afirmou também que em um segundo momento, novos exames serão realizados para as mulheres da faixa etária de 50 a 69 anos.
Apesar das dificuldades em vários municípios do Ceará e do Brasil, e das quais, o próprio município de Quixeré tem enfrentado, o prefeito Bessa vem trabalhando com estratégias de bom senso, para não ver o Hospital fechar.
O prefeito espera ver o reconhecimento da população, que apesar de todas as dificuldades por conta da falta de investimentos para a saúde, o mesmo vem procurando segurar com medicamentos e atendimentos.
O prefeito fez um comparativo do atendimento na saúde do povo de Quixeré de antes e depois. Antes não tinha medicamentos e as pessoas compravam para ser aplicado no posto. As melhoras estão em todas as unidades.
Segundo o prefeito, nas 09 unidades de postos de atendimento da rede pública de saúde não têm faltado médicos com suas equipes. Um terceiro turno foi criado no Distrito de Lagoinha, para oferecer um suporte maior de atendimento, sem se falar da Policlínica onde o prefeito é o atual presidente do Consórcio, onde também ajuda no atendimento das demandas do município de Quixeré.
Sobre o projeto “Amigo do Peito”, o prefeito afirmou que é um momento ímpar para a vida das mulheres de Quixeré, por ser um exame importante de prevenção. Segundo o prefeito Bessa, no passado, muitas mulheres morriam de câncer de mama sem ao menos saber que possuíam a doença.
Hoje com a tecnologia avançada, com exames sendo oferecidos de graça pelo o município, todas poderão ter a prevenção e buscar o tratamento, por que ainda é uma doença que há cura.
Além do prefeito Bessa, estiveram presentes na solenidade, o Secretário Municipal João Urânio, chefe de Gabinete Eliete Fernandes, Secretário Municipal de Administração Raimundo Brito e várias mulheres do município.
Por Ribamar Silva
FONTE: TV Jaguar
Itens relacionados:
REGIONAL