A problemática foi abordada pelo vereador Loló durante seu pronunciamento da tribuna.
O debate está centrado principalmente no transporte para os universitários que cursam faculdade na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. O tema ganhou destaque a partir de pronunciamento do vereador Samuel Isidoro, que em sessões anteriores a de sexta feira 27, no uso da tribuna apresentou alguns questionamentos e queixas de supostas irregularidades no pagamento do ônibus que transporta os universitários. Ainda no seu pronunciamento, o parlamentar achou abusivo, o valor de R$ 15. 240,00 que a prefeitura paga a empresa responsável pela prestação de serviço.
Depois da apresentação dos questionamentos do parlamentar, o tema permanecesse em discussão nos discursos dos edis quixereense, seja para defender a gestão, ou para apresentar mais questionamentos.
Na sessão ordinária da sexta feira 27 de março, quando usou a tribuna, durante o tempo regimental que lhe é de direito, o vereador Ocione Matos (Loló) tornou a abordar o assunto em questão e considerou muito pouco o valor pago pela prefeitura pelo transporte dos estudantes universitários.
Loló chegou a afirmar que se fosse proprietário de empresa de ônibus não teria interesse pela rota, pelo valor que a empresa está recebendo, pois na avaliação do parlamentar, o que está sendo pago, não dá, se quer, para cobrir as despesas com a manutenção do veículo. O parlamentar aproveitou o ensejo para parabenizar aos universitários pela disposição em fazer o deslocamento todos os dias para o vizinho estado do Rio grande do Norte, com o intuito de buscar novos conhecimentos.
Ocione Matos recebeu o apoio do vereador Baléu, que também destacou o empenho dos jovens estudantes que saem de suas residências ainda cedo da tarde e só retornam altas horas da noite, enfrentando várias dificuldades. O mesmo reconhecimento foi feito pela vereadora Francileide, que também enalteceu a força e a coragem dos jovens universitários quixereense.
O vereador Samuel Isidoro também participou do debate e, através de a parte fez questão de salientar que em momento algum falou em retirada do ônibus e que o seu discurso tem o objetivo de trazer melhorias para o transporte dos universitários.
Ao retomar a fala, o vereador Loló tornou a enaltecer a disposição dos estudantes e citou exemplos de pessoas oriundas de famílias humildes, que mesmo depois de ter enfrentado várias dificuldades conseguiram vencer na vida e alcançar o sucesso profissional almejado.
O parlamentar também saiu em defesa das conselheiras tutelares do município. Ocione Matos reconheceu os relevantes serviços desempenhados pela categoria, mas reconheceu ainda que as agentes ganham muito pouco para a função que exercem. No entender do vereador Loló, os salários das conselheiras tutelares deveriam ser pagos pelo estado, pois, na sua avaliação, as prefeituras encontram-se falidas e sem condições de pagar um salário digno para as agentes.
Ocione Matos ressaltou ainda o trabalho do secretário de obras, que segundo ele, tem mostrado muito interesse em recuperar as estradas do município. Segundo Loló, o secretário já realizou operação para recuperar algumas estradas e firmou o compromisso de dá continuidade nos trabalhos.
Direcionando suas cobranças ao presidente da câmara, o vereador cobrou do presidente Fagner, a conclusão dos gabinetes dos vereadores, para que os mesmos possam atender com mais comodidade, os eleitores e amigos que os procuram naquela casa legislativa.
Em a parte, o presidente Fagner Brito informou que até o final de 2015 pretende entregar os novos gabinetes para os vereadores.
Por: Nilo Leite
Itens relacionados:
POLITICA