-->

Chuvas seguem dispersas nos municípios cearenses



Fortaleza. Entre as 7 horas da manhã de domingo e 7 horas da manhã de ontem foram registradas chuvas em 61 postos pluviométricos do Estado do Ceará, segundo dados do site da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) atualizados às 14 horas desta segunda-feira.
Neste período, o total de municípios com chuva no Estado foi 50, sendo a maior precipitação registrada em Missão Velha, na região do Cariri (64.4 mm); seguida por Limoeiro do Norte (59.3 mm), na região Jaguaribana; Brejo Santo (47 mm), também Cariri; Baturité (45.8 mm), na região do Maciço de Baturité; e Russas (40.6 mm), também região Jaguaribana.
Previsão
Segundo as informações do site da Funceme, áreas de instabilidade atmosférica devem continuar atuando sobre o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro, deixando as regiões cearenses com nebulosidade variável e com possibilidade de chuva na faixa litorânea e no centro-sul do Estado entre a madrugada e manhã. Nas demais regiões cearenses, céu parcialmente nublado ao longo do dia.
Ainda de acordo com a Instituição, as condições atmosféricas deverão ficar favoráveis à ocorrência de precipitações sobre o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro. Por isso, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas isoladas no centro-norte do Estado, principalmente nos períodos da madrugada e manhã. No sul do Ceará, há possibilidade de chuvas isoladas.
Análise
Na imagem do satélite METEOSAT-10, às 8h15 de ontem, os meteorologistas da Funceme observaram poucas nuvens sobre o Ceará. A pouca nebulosidade está associada ao posicionamento desfavorável de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) - sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12km de altura -, sobre o Nordeste brasileiro, padrão observado nos últimos dias, responsável pela redução das chuvas no Estado.
Quadra chuvosa
O último prognóstico da Funceme, divulgado em 20 de fevereiro, revelou que as chances de que chova abaixo da média nos três últimos meses da quadra chuvosa são de 50%, enquanto as probabilidades para as categorias em torno da média e acima da média são 35% e 15%, respectivamente. "É bom ressaltarmos que se trata de um período diferente do que se referia a previsão climática anterior. De toda forma, permanece sendo um quadro preocupante e o governo do Estado continuará investindo nas ações de convivência com a estiagem", explicou o presidente, Eduardo Sávio Martins.fonte DN

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato