Começa mobilização dos vaqueiros até o Congresso Nacional

A ideia é fazer uma grande mobilização pacífica chamando a atenção das autoridades



A mobilização dos vaqueiros em prol da legalização da vaquejada começou com uma missa às 8h desta terça-feira (25). O momento antecedeu o ato público marcado em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. A programação segue até as 21h, quando será encerrada com apresentações musicais.

A ideia é fazer um grande ato pacífico chamando a atenção das autoridades para os benefícios que a Vaquejada oferece como cultura, esporte e economia, tendo o animal como principal fonte de trabalho e, principalmente, cuidado.

Para Marcos Cunha Lima, da Associação Cearense dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ACEQM), objetivo é rever a cassação da Lei que legalizava a vaquejada como prática esportiva. "Estamos indo à Brasilia para tentar sensibilizar a classe politica de modo geral, principalmente o STF, que cassou uma lei que regulamentava a vaquejada. Isto causou uma mal estar muito grande", comenta.

Bençãos e shows
Ao meio dia, haverá uma nova missa, desta vez na Catedral de Brasília, onde, vestidos de trajes típicos, receberão bençãos. Logo após este momento, os vaqueiros realizarão uma grande cavalgada em torno do Congresso.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Vaqueja (ABVAG), os 4 mil eventos anuais ligados à atividade geram cerca de 700 mil empregos formais e informais, além de movimentar R$ 600 milhões.