Aluno de Quixeramobim é classificado para final da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa



Quixeramobim. O aluno Júlio César da Silva, 18 anos, da Escola Estadual de Educação Profissional, Dr. José Alves da Silveira, deste Município do Sertão Central, foi classificado para a final da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. A premiação aconteceu na última quinta-feira (27) em um hotel em São Paulo.

A classificação para a etapa final na categoria artigo de opinião, veio através do texto “Patrimônio histórico: a peça esquecida de um mosaico”. Júlio César foi um dos 38 alunos selecionados para a etapa final entre os 125 concorrentes a uma das vagas. Além dele, outros dois cearenses, um de Itarema e um e Orós, concorriam a fase final mas foram desclassificados.

O aluno se emocionou ao receber o resultado; texto foi escolhido entre 125 concorrentes do País
O aluno se emocionou ao receber o resultado; texto foi escolhido entre 125 concorrentes do País
Júlio César nasceu em Fortaleza mas desde os dois anos mora em Quixeramobim, no bairro Maravilha. Aluno desde sempre de escola pública e aficionado pela escrita, ele conta que o artigo demorou dois meses para ficar pronto e foi uma forma de lançar uma visão crítica sobre a questão da preservação do patrimônio histórico de sua cidade. “O patrimônio de minha cidade, a meu ver, está um pouco esquecido. Eu escolhi a peça esquecida de um mosaico para me referir que ela é realmente essa memória, esse patrimônio que está sendo esquecido”, explicou.

Cerca de 50 mil textos de todo o país foram inscritos para concorrer à Olimpíada. Ser classificado entre tantos é razão de orgulho para a professora Virgínia Domingos, orientadora de Júlio. “Estou muito feliz. Além do talento que ele sempre demonstrou, porque ele tem uma habilidade tem um senso critico muito desenvolvido e gosta muito de escrever e nesse gênero ele se saiu muito bem. Ele passou por alguns processos até que texto final fosse produzido com muita habilidade e segurança”, disse a educadora.

Como vencedor da semifinal, Júlio César trouxe pra casa uma medalha de prata, uma placa de homenagem à escola e ganhou um tablet e R$ 350 em dinheiro para gastar com livros. A final acontece no próximo dia 12 e 13 de dezembro em Brasília. Todas as despesas da viagem e da hospedagem são custeadas pelo Governo Federal. “Minha expectativa são as melhores possíveis mas eu vou com o pé no chão, vou sabendo que eu posso sair de lá com a medalha de ouro ou não”, declarou o finalista cearense.
Júlio César teve o texto selecionado entre 125 alunos na semifinal (Foto: arquivo pessoal)