-->

Castanhão sobe mais de um metro nos últimos três dias

As chuvas fortes deste começo de abril têm ajudado a começar a criar um cenário mais otimista para os reservatórios e açudes cearenses. somente nesses últimos 03 dias o nível do reservatório Castanhão subiu 1,11m saindo da cota de 71,20 para 72,31. Nessas últimas 24h o acréscimo foi de 31 cm, o equivalente a pouco mais de 11 milhões de metros cúbicos de água.

O reservatório que tem capacidade total de 6,7 bilhões de metros cúbicos está atualmente com 5,18%, o equivalente a aproximadamente 347 milhões de m³.

Em 11 dias do mês de abril, o aporte dos açudes no Ceará já supera o volume de água recebido durante o mês inteiro no passado, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Até esta quarta-feira, 11, a evolução acumulada é de de 0,43 bilhão de metros cúbicos. Durante todo o mês de abril de 2017, o volume ganho foi de 0,40 bilhão de metros cúbicos.

Nas últimas 24 horas, o maior aporte foi no açude de Araras, com mais de 30 milhões de metros cúbicos. O reservatório é o quarto maior do Ceará, atrás apenas de Castanhão, Orós e Banabuiú. Na última semana, o Castanhão teve mais de 70 milhões de metros cúbicos, seguido de Araras com quase 50 milhões de metros cúbicos.

Há atualmente 11 açudes sangrando no Estado: Acaraú Mirim, Barragem do Batalhão, Caldeirões, Cocó, Colina, Germinal, Itaúna, Maranguapinho, São Vicente, Tijuquinha e Tucunduba. Outros 30 estão em estatus de volume morto e 20 ainda estão secos, incluindo Adauto Bezerra, Favelas, Quixeramobim e Vieirão.

Há ainda 17 reservatórios estão com volume acima de 90 %, incluindo Acaraú Mirim, Barragem do Batalhão e Cocó. Por outro lado, 104 açudes com volume abaixo de 30 %.

Nesta terça-feira, 10, a capacidade hídrica dos reservatórios atingiu a marca de 10% pela primeira vez em sete meses. Já nesta quarta, o número de açudes com aporte subiu para 95, com destaque para o açude São Vicente que começou a sangrar.

Os números ainda não são tão favoráveis, mas o aporte recebido já é bastante festejado por todos aqueles que necessitam das águas do açude para sobrevivência, seja consumo humano ou atividades econômicas.
castanhão aumenta
Castanhão sobe mais de um metro nos últimos três dias

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato