-->

TJCE aprova abertura de processo administrativo contra juiz de Jaguaruana

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) aprovou a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o juiz de Jaguaruana, Domingos José da Costa. A decisão foi tomada pelo pleno do Tribunal por 27 votos a favor contra uma manifestação contrária. De acordo com a sindicância, o magistrado não teria atuado com independência, em 2015, quando respondeu pela comarca de Icapuí. Ele não será afastado de suas funções. 

O caso em questão envolve a condução de processo envolvendo a Prefeitura de Icapuí e o Sindicato dos Servidores Públicos daquele município. 
tjce-aprova-abertura-de-processo-administrativo-contra-juiz-de-jaguaruana
A ação era referente à destinação de verba proveniente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef). O caso foi denunciado pelo Ministério Público do Estado (MPCE) e ocorreu quando Domingos José da Costa estava respondendo pela comarca de Icapuí porque o juiz titular da unidade estava de férias. 

Segundo o corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Darival Beserra Primo, os juízes auxiliares da Corregedoria-Geral realizaram uma sindicância e verificaram que são “fortes os indícios de que o magistrado se distanciou das condutas previstas na Lei Orgânica da Magistratura Nacional, além de possivelmente ter violado o Código de Ética da Magistratura”.

De acordo com o TJCE, entre as atitudes verificadas pela Corregedoria “estão a revogação, de forma inadvertida, de tutela de urgência proferida pelo juiz titular da Comarca; deixado de tratar com urbanidade membro do MP/CE; e a alteração de termos de audiências”.

Na análise do caso, o pleno do Tribunal aprovou a abertura do PAD, sem a necessidade do afastamento do juiz, e determinou a desembargadora Lisete de Sousa Gadelha para ser a relatora do Processo Administrativo. Também foi decidido que será aberta uma sindicância pela Corregedoria-Geral para apurar possível conduta irregular do magistrado ao acolher a competência para processos e julgar o pedido de recuperação judicial formulado pela empresa EIT na Comarca de Jaguaruana, considerando que esta tinha sua sede e atividades na Comarca de São Paulo e a transferiu para Jaguaruana pouco tempo antes de ingressar com o pedido.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato