-->

Fiéis celebram Dia de São José nas ruas de Fortaleza

credito Diário do nordeste> por Roberta Souza - Repórter

Clique na imagem para ampliar










As chuvas foram tímidas no Dia de São José (19), padroeiro do Estado do Ceará, mas isso não desanimou os milhares de fiéis que saíram de suas casas para celebrar a data. As atividades, que ocuparam todo o sábado em diferentes igrejas da Capital e do Interior, reforçaram a devoção dos católicos no santo operário e paternal.
Cedo da manhã, a Catedral Metropolitana de Fortaleza contou com a 16ª Missa dos Josés, celebrada pelo vigário episcopal da região de São José, padre Francisco Bezerra do Carmo, e pelo pároco da Catedral, Clayrton Alexandrino. Mas foi no fim da tarde que os fiéis tomaram conta das ruas do Centro, em procissão que teve início às 17h30 e seguiu pelas ruas Sobral, São José, Rufino de Alencar, Av. Dom Manuel, Costa Barros até retornar à Catedral.
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realizou uma operação com quatro motocicletas e uma viatura, fechando provisoriamente as ruas pelas quais os fiéis passavam, entoando cânticos de louvor ao padroeiro.
O cortejo contou com a presença de pessoas de todas as idades. A participação de jovens foi notável. A estudante Átila Antônia Barbosa, 20, membro da Comunidade Shalom, foi acompanhada de familiares e amigos. "É necessária nossa participação nesse momento. Fomos convocados para manifestar o amor de Deus", disse.
O casal Maria Geny Monteiro, 83, e Francisco Pereira de Souza, 69, acompanhou a passagem dos fiéis do portão de casa. "Todo ano a gente vem assistir aqui na coluna. Isso representa tudo para mim. É um momento de prece para melhorar nosso País, confiando na força de São José", afirmou Maria Geny. Após 45 minutos de caminhada, os fiéis concentraram-se novamente na Catedral para a última celebração do dia, iniciada pontualmente às 18h30. A Igreja estava totalmente ocupada.
Celebração
Na ocasião, o Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, falou sobre o significado da paternidade de São José e sobre o exemplo de união do padroeiro, que, segundo ele, pode deixar uma mensagem importante nesta fase de agitações sociais pela qual o Brasil passa.
"Num momento em que muitas coisas falam de um racha, nós devemos trabalhar e lutar pelo bem comum; unir todos na busca de um bem de todos. É lógico que tem que purificar muita coisa, fazer a justiça, mas não como vingança, não como discórdia, mas com a responsabilidade para criar, fazer existir na sociedade essa casa comum do direito, dignidade, comunhão de todos", explicou o arcebispo.
O líder religioso ainda completou: "É o bem de todos que Deus deseja. E São José vem nos lembrar isso. Somos uma família. Todos somos responsáveis, como ele foi, em deixar Deus mostrar o caminho".

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato