Detentos fogem pelo telhado de Cadeia Pública de Pacajus

Moradores de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foram surpreendidos por uma fuga em massa na Cadeia Pública do município, na manhã deste sábado (9), quando 20 presos, conforme a Polícia Militar, escaparam em plena luz do dia. Em um vídeo feito por pessoas que passavam próximo ao local no momento da ação, é possível ver diversos detentos correndo pelo telhado do prédio e pulando o muro, mesmo cercado, para conseguirem escapar.

De acordo com agentes penitenciários da unidade, os detentos quebraram uma estrutura de concreto do corredor que dá acesso ao banho de sol e fugiram pelo telhado. Segundo a Polícia Militar, dos 20 detentos que fugiram, três já foram recapturados e diligências continuam na região em busca dos outros presos. 

O secretário de Segurança de Pacajus, Armando Vidal, justifica a situação afirmando que a falta de infraestrutura na Cadeia Pública do município é um dos fatores que mais contribuem para este tipo de ocorrência. Segundo ele, o local registra, em média, uma ação de fuga por mês. Em outubro último, por exemplo, 19 detentos escaparam da cadeia após serrarem as grades das celas.
"Só há cinco celas e a capacidade oficial é para 15 detentos, mas, neste sábado, havia 33 presos no local", informou o secretário. Segundo ele, a Prefeitura de Pacajus já solicitou à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) a desativação da cadeia, mas, até o momento, não foi atendida.
  • Loading...
Ainda conforme Armando Vidal, nesta segunda-feira (11) haverá uma reunião com a titular da Sejus, Socorro França, para tratar sobre o assunto. Segundo a Prefeitura de Pacajus, a ideia é que os detentos sejam transferidos para outro local e o equipamento seja transformado em uma Delegacia da Mulher.
A reportagem tentou contato com a Sejus, mas até a publicação desta matéria não obteve retorno. 

Três já foram recapturados

Após a fuga deste sábado, um dos presos que conseguiram escapar foi recapturado próximo ao Hospital Regional de Pacajus. Outros dois também já foram presos pelas forças de segurança. Conforme a Prefeitura de Pacajus, a Polícia Militar e a Guarda Municipal estão realizando buscas intensivas para localizar o restante.