Tecnologia do Blogger.

Últimas Notícias

Governo já trabalha concessões para Aracati e Jeri

Estado já trabalha concessões para Aracati e Jeri - Dentre os ativos que o governo do Estado irá conceder à iniciativa privada, devem sair na frente equipamentos como o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e Linha Sul do Metrô de Fortaleza (Metrofor), além do Centro de Eventos do Ceará (CEC). Paralelamente, o Estado já se mobiliza para conceder outros equipamentos. Os próximos da lista incluem dois terminais aeroportuários regionais no Ceará.

"Estamos trabalhando os editais para os aeroportos de Aracati e Jericoacoara", disse ontem o titular da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Maia Júnior. O secretário, que palestrou ontem à noite durante a segunda edição deste ano do Fórum de Negócios do Instituto Brasileiro de Finanças do Ceará (IBEF-CE), no Hotel Gran Marquise, não falou em previsões de quando os certames relativos aos dois aeroportos serão lançados.

O edital do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) relativo ao VLT e à Linha Sul do Metrofor foi enviado para análise pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) na semana passada. O prazo para que o órgão finalize essa etapa é 30 dias. Depois disso, o edital será lançado. "A informação que temos é que a analise está fluindo bem", destacou Maia Júnior.

O PMI irá selecionar qual empresa irá realizar estudos para a modelagem da concessão dos dois equipamentos. Depois, será lançado outro certame para realizar a concessão do VLT e da Linha Sul à iniciativa privada.

No caso do Centro de Eventos, o edital para a concessão ainda será enviado para apreciação do Tribunal de Contas do Estado. "Já era para ter ido nesta semana, mas o secretário Arialdo Pinho (Turismo) viajou, e estamos aguardando a liberação da Setur para os últimos ajustes", disse o titular da Seplag.

O secretário ainda disse que está "trabalhando para lançar o edital de alguns imóveis que o Estado tem até o fim deste ano", referindo-se à concessão de terrenos. O secretário já havia destacado alguns deles, como os da Cavalaria, do Centro de Convenções e da Expoece.

"Até o fim do ano, queremos concluir os trabalhos das placas solares", acrescentou Maia Júnior, referindo-se a terrenos do Eixão das Águas e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para a instalação dos equipamentos de energia.

Evento

No Fórum de Negócios do Ibef-CE, Maia Júnior tratou das concessões e do plano estratégico Ceará 2050. "O objetivo é trazer esclarecimentos para as pessoas, para a sociedade, para empresários, acerca dos movimentos que têm sido feitos no governo", disse o presidente do Ibef-CE, Raul dos Santos. "O secretário veio apresentar para gente quais são as oportunidades de negócios", acrescentou.
governo-ja-trabalha-concessoes-para-aracati-e-jeri-