Polícia apreende arsenal de armas no Vale do Jaguaribe


A Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), por meio de policiais do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), apreendeu nove armas de fogo em uma operação realizada na região do Vale do Jaguaribe, na Região Jaguaribana. Além de apreender o arsenal, os agentes de segurança resgataram animais silvestres que estavam em cativeiro e frustraram um torneio planejado para a caça de tatus. O trabalho policial se iniciou no último dia 21 e continua durante esta semana.

Sete das armas (um rifle e seis espingardas) foram localizadas pelos policiais, somente neste domingo (23), nas cidades de Jaguaribe, Iracema e Potiretama. Os trabalhos policiais são desenvolvidos no intuito de resgatar animais que estejam em cativeiro e de apreender armas de fogo. Em três imóveis situados na zona rural de Jaguaribe, nas localidades de Sítio Moreira I e Sítio Genipapeiro, os militares capturaram três homens por possuir armas de fogo e aves sem devida autorização. Nesses locais, foram localizadas três espingardas, sendo uma de calibre 32 e duas de cal. 28, um rifle cal. 44, 19 cartuchos e materiais para recarga de munição, como pólvora, espoleta e chumbo, além de 11 pássaros silvestres.

Dando continuidade às diligências, em Potiretama os policiais localizaram mais seis aves da fauna silvestre, outras duas espingardas, ambas de cal. 36, e 29 cartuchos de mesmo calibre. Já em Iracema, a ação policial resultou na apreensão de outra espingarda cal. 36, 92 cartuchos de calibres variados e materiais como pólvora, espoleta e chumbo. A ofensiva se deu na Serra Bastiões, zona rural do município, onde seria realizado um “torneio para caça de tatu”. O esquema foi divulgado por meio de um aplicativo de conversas. Ao tomar conhecimento da ilegalidade, a Polícia seguiu até o local marcado no intuito de coibir o delito. Os materiais apreendidos foram deixados para trás por três suspeitos que fugiram ao avistar a composição policial.

Já na última sexta (21), ainda em Iracema, o BPMA prendeu um homem de 28 anos com duas espingardas cal. 28 e 36, cartuchos e pássaros silvestres. O flagrante foi efetuado na residência do capturado, que fica na Agrovila São José, zona rural. Estas e as demais apreensões, bem como as pessoas capturadas em flagrante, foram encaminhadas para a Delegacia Regional de Jaguaribe, onde os procedimentos policiais foram realizados com base no Estatuto do Desarmamento e na Lei dos Crime Ambientais. As aves resgatadas foram encaminhados para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com sede em Iguatu.