Em Quixadá Açude enche e se torna atração

Açude de distrito de Quixadá enche e se torna atração para turistas e lazer para banhistas

Totalmente seco havia cinco anos, o açude do distrito de Califórnia, distante 30Km do Centro de Quixadá, se transformou na principal atração de lazer desde município do Centro do Estado nos últimos dias. Segundo relato dos moradores do lugarejo com mais de 500 famílias a barragem encheu do dia para a noite, trazendo alegria, e atraindo muitos visitantes nos fins de semana.


    Segundo o presidente da Associação de Trabalhadores Livres da Califórnia, Maurício Alves de Sousa, 55 anos, agora, além de água para as casas, os animais não passarão mais sede. Eles chegaram até a cavar uma cacimba no açude seco, a procura de água. As famílias estavam sendo abastecidas pelos carros-pipa. Chafarizes também foram instalados, mas para quem já está acostumado a ter água na torneira, o incomodo é grande.

    Agora, apesar de não se saber ao certo qual o volume hídrico acumulado, com a barragem cheia haverá água para as casas pelo menos até o fim do ano de 2019. A água do açude será utilizada somente para o abastecimento humano e dos animais, ressaltou o líder comunitário enquanto se divertia no banho de açude que encheu apenas com a carga dos riachos que desaguam nele. “Por enquanto é receber os visitantes e comemorar com eles“, acrescentou.

    Elias Carlos da Silva, 42 anos, foi um desses visitantes. Ele é proprietário de uma agência de turismo, a Eias Turismo. Embora more numa região praiana, Cascavel, resolveu promover um passeio diferente e trouxe 13 turistas para conhecerem o lugar. O cartão de visita foi a passagem molhada do rio Choró, na entrada do distrito. Os pais, que moram em Quixadá, haviam lhe enviado as fotos. Restava apenas conferir, e se divertir.

    Para chegar até a vila do distrito da Califórnia é preciso seguir pela CE-060, com destino ao Maciço de Baturité e atravessar a passagem molhada do rio Choró. Informações Diário Sertão Central
    em-quixada-acude-enche-e-se-torna-atracao

    em-quixada-acude-enche-e-se-torna-atracao

    em-quixada-acude-enche-e-se-torna-atracao

    em-quixada-acude-enche-e-se-torna-atracao