Chove em mais de 60 cidades nesta 2ª; São Gonçalo tem maior volume

chove-em-mais-de-60-cidades-nesta-2-sao-goncalo-tem-maior-volume

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, entre domingo e o início desta segunda-feira (24), precipitações em 67 municípios de diferentes regiões do Estado. A maior chuva contabilizada até o momento ocorreu em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza, onde foram assinalados 78 mm.  

O órgão também mediu chuvas consideráveis em Moraújo (53.0 mm), Uruburetama (40.6 mm), Forquilha (40.0 mm), Caucaia (38.2 mm) e Fortaleza (36.0 mm).

Segundo a Funceme, há nuvens sobre o Ceará que estão associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no CE no período de 

fevereiro a maio
Pode-se dizer que a convergência dos ventos faz com que o ar quente e úmido ascenda, carregando umidade do oceano para os altos níveis da atmosfera e formando nuvens.

A previsão para segunda-feira é de céu nublado com chuvas no centro-norte do Estado. Nas demais regiões, nebulosidade variável com chuvas. Para terça-feira (25) e quarta-feira (26), o órgão prevê nebulosidade variável com possibilidade de chuvas no noroeste do estado. Nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado e claro. 


Vídeo
Raio avistado na região do Açude General Sampaio, no município homônimo, na manhã desta segunda (24):